A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DO PENSAMENTO CRÍTICO NO FESTIVAL DE MÚSICA BRASILEIRA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS NOGUEIRA DA GAMA

Letícia Sanglard Almeida

Resumo


Esta pesquisa busca como objetivo geral refletir sobre o desenvolvimento do projeto pedagógico “Festival de Música Brasileira” da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama e sua contribuição para a construção da autonomia e do pensamento crítico em torno da música brasileira para toda a comunidade escolar. O referencial teórico apresenta os conceitos e teorias de autores distintos, buscando relacioná-las a outros estudos, resultando em um trabalho de abordagem qualitativa de um estudo de caso, com relato de experiência sobre o projeto realizado no ano de 2013 com os alunos da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, do município de Reduto – Minas Gerais. Como metodologia, foi realizada a análise de documentos e registros e da própria reflexão sobre o projeto. Demonstrou-se, através da análise dos dados, as características, etapas e aprendizagens desenvolvidas, revelando a importância dos projetos pedagógicos na Educação Básica. Os resultados foram evidenciados através da apresentação da relação entre a fundamentação teórica e a prática, relatados no decorrer da experiência construída pelos alunos, as impressões do professor/educador, confirmando, por fim, as hipóteses iniciais, e constatando os desafios e vantagens no desenvolvimento de projetos pedagógicos e na formação de um corpo discente mais autônomo, ativo e crítico.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2019v17i3.1066

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