A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO: UMA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR

Nubya E Eliza Alves Padilha Ennes

Resumo


Muito tem se comentado a respeito do autismo atualmente, visto que eles estão frequentando as escolas regulares como nunca antes haviam feito. Com base nesses questionamentos a respeito das necessidades educacionais diferenciadas que esses alunos apresentam este presente trabalho traz uma versão da inclusão aos olhos do educador que possui papel fundamental na formação global de todos os estudantes para os quais leciona. A pesquisa foi realizada em uma escola regular da rede particular de ensino, com professores que trabalham atualmente com uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outros casos que demandam adaptação curricular. Analisamos itens como formação específica e as necessidades que essa aluna possuí e como eles se veem no processo de inclusão. Foi possível perceber que falta informação e formação para esses professores, que muitas vezes se esforçam para incluir a discente, mas por falta de conhecimento a respeito das especificidades que o caso demanda, material didático pouco flexível associados a fatores externos que se encontram fora do controle da escola, os objetivos de aprendizado frequentemente não são alcançados. Através da análise dos dados podemos facilmente observar os pontos que precisam de maior atenção, para que possamos promover cada vez mais uma escola inclusiva que respeita e inclui de verdade todas as crianças e adolescentes, independente da maneira que elas precisam aprender.

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