TRADE MARKETING: UM BREVE ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO TRADE MARKETING EM UMA DISTRIBUIDORA DE MANHUAÇU – MINAS GERAIS

Luana Cristina Venâncio Rocha

Resumo


Os avanços nos serviços de marketing têm sido constantes, a busca por profissionais capacitados e por estratégias que acompanham essas evoluções é cada vez mais necessária. O fato do aumento do poder de decisão do consumidor final frente ao grande número de empresas no mercado favoreceu a busca por ferramentas que melhorem os processos de distribuição e que se combinadas às estratégias de marketing, conseguem atingir aos clientes de maneira satisfatória. Uma dessas ferramentas é a do Trade Marketing, que lida com diversos processos e não está ligada somente às vendas, dessa maneira ela engloba etapas que vão desde a fabricação de produtos, seu desenvolvimento e colocação no mercado até o relacionamento com o cliente. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de conhecer e entender qual a importância da ferramenta de Trade Marketing para os serviços de distribuição. Para isso foi desenvolvido um estudo de caso com aplicação de dois questionários estruturados com perguntas qualitativas e quantitativas junto aos fornecedores e clientes de uma distribuidora localizada na cidade de Manhuaçu, Minas Gerais. A partir das respostas encontradas evidenciou-se que o trade marketing é uma ferramenta muito importante e que está relativamente ligado aos processos de logística e distribuição e que por isso tem uma representatividade muito grande nos serviços de distribuição

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