AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

Andressa Pimentel Porto, Tatiana Vasques Camelo dos Santos

Resumo


Dificuldades no aprendizado podem ser advindas de situações desfavoráveis ligadas à família, escola, ou problemas orgânicos e emocionais da criança, dificuldades socioeconômicas e afetivo-culturais. Os Transtornos Específicos da Aprendizagem, dizem respeito a prejuízos em domínios cognitivos específicos (leitura, escrita e matemática). O presente artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso de uma avaliação neuropsicopedagógica realizada em uma criança de doze anos de idade com queixa de baixo desempenho acadêmico e suspeita de transtorno específico de aprendizagem. Para tal, foram utilizados instrumentos de avaliação como, entrevista, aplicação de testes e observação. A criança em análise apresentou prejuízos na capacidade de manter e selecionar o foco de atenção, bem como alternar entre dois estímulos e alterações nas funções executivas, que são comumente encontrados nos transtornos do neurodesenvolvimento. A criança cumpriu critérios sugestivos de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), e considerou-se pertinente uma análise médica para investigação e conclusão diagnóstica.

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