A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CENÁRIO BRASILEIRO E SEUS IMPACTOS EM CARANGOLA (MG) FRENTE À LOGÍSTICA REVERSA

Gustavo Fausto Arbuini, Quezia Lima Bernardo, Ricardo Ker Elias

Resumo


A preocupação com o meio ambiente é um assunto que está em voga em todo o mundo e, frequentemente, líderes mundiais se reúnem a fim de discutirem formas que possibilitem o desenvolvimento sustentável das principais nações do globo sem que faltem recursos naturais às gerações futuras. Diante desse fato, intentou-se, neste estudo, apresentar a Logística Reversa como uma ferramenta capaz de equacionar tal problemática, uma vez que as suas ações estabelecem o reaproveitamento dos resíduos empresariais e o descarte das substâncias sólidas de maneira adequada. Para a elaboração deste artigo recorreu-se à revisão bibliográfica que versa sobre o assunto em questão e prefigurou-se como objetivo específico demonstrar a importância da Logística Reversa em âmbitos municipal e nacional. Escolheu-se como recorte geográfico para a realização desta pesquisa o município de Carangola, em Minas Gerais, visto que a cidade apresenta problemas com o descarte de resíduos sólidos e as ações inerentes ao assunto tratado aqui podem prefigurar como solução para tais circunstâncias.

 

Palavras-chave: Política Nacional de Resíduos Sólidos; Logística Reversa; Sustentabilidade.

 

Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. Bookman, 2009.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRASIL, PNRS. Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2010.

_____. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 08 de out. 2019.

BUTTER, G. A. Desenvolvimento de um modelo de gerenciamento compartilhado dos resíduos industriais no sistema ambiental da empresa. Dissertação (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade de Santa Catarina, 2003.

CHAVES, G. L. D; MARTINS, R. S. Diagnóstico da Logística Reversa na Cadeia de Suprimentos de alimentos processados no oeste paranaense. VIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais (SIMPOI), ago. 2005, São Paulo. Anais. São Paulo: FGV, 2005.

Concil of Supply Chain Management Professionals – CSCMP. Disponível em . Acesso em 08 de out. 2019.

FELIZARDO, J. M.; HATAKEYAMA, K. A Logística Reversa nas operações industriais no setor de material plástico. XXIX Encontro da ANPAD (ENANPAD), Brasília, 2005.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. População no último censo. Disponível em: . Acesso em: 09 de out 2019.

LEITE, P. R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

_____. Logística Reversa: sustentabilidade e competitividade. São Paulo: Saraiva, 2017.

LOPES, Luciana. Gestão e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: alternativa para pequenos municípios. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Geografia Humana (USP), 2006.

MUELLER, Carla Fernanda. Logística Reversa, Meio Ambiente e Produtividade. Grupo de Estudos Logísticos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

NOVAES, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

OLIVEIRA, J. Lixão vira ameaça para 278 prefeitos. Estado de Minas Gerais. Disponível em:

. Acesso em: 09 de out 2019.

PHILIPPI, Jr. PELICCIONI, A. (2014). Educação Ambiental e Sustentabilidade (2 ed.). Barueri: Manole.

TENÓRIO, J. A. S.; ESPINOSA, D. C. R. Controle ambiental de resíduos. In: PHILIPPI JUNIOR, A.; ROMERO, M. A.; BRUNA, G. C. Curso de gestão ambiental. Barueri: USP, 2005. p. 7-19.

WCED, SPECIAL WORKING SESSION. World Commission on Environment and Development. Our common future, v. 17, p. 1-91, 1987

ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.