A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA: ESTUDO DE CASO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE FERVEDOURO - MG

Joyce Mara Lima Reis, Milena Aparecida de Carvalho Fernandes, Patrícia Paraizo de Carvalho, Ricardo Ker Elias

Resumo


Esse estudo tem por objetivo avaliar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados de uma UBA - Unidade Básica de Saúde localizada no município de Fervedouro – MG a partir da percepção dos seus usuários. A pesquisa desenvolveu uma abordagem qualitativa e teve os dados coletados por meio de questionário aplicado em uma amostragem composta por um universo de 205 usuários entrevistados de diferentes faixas etárias que aguardavam atendimento. Foi realizado também um levantamento bibliográfico em livros, coletânea de textos, teses e dissertações e periódicos de estudos anteriores. Os resultados discutidos e analisados evidenciam que, apesar das dificuldades e falhas do SUS – Sistema Único de Saúde -, a referida unidade atende, a contento, aos requisitos de qualidade apresentados nos construtos do Referencial Teórico abordados nesse estudo, especialmente no que se tange à qualidade do atendimento e da prestação de serviços aos usuários desse sistema na referida Unidade Básica de Saúde. Observou-se também que essa unidade oferece um serviço de qualidade que atende às expectativas da população atendida.

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Referências


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