PROJETO EMPATIA/ASSERITIVIDADE: ANALISANDO O NÍVEL DE EMPATIA EM FUNCIONÁRIOS DA REDE PÚBLICA.

Luisa Leitao, Giullia Linhares, Pedro Henrique Fernandes, Paula Leal, Elisa Oliveira, Tatiana Vasques

Resumo


O objetivo do projeto empatia/assertividade é buscar compreender a intensidade do sentimento de empatia que é entregue as pessoas que utilizam o atendimento básico de saúde nas unidades básicas de saúde (UBS) de alguns bairros da cidade de Manhuaçu, Minas Gerais. Para isso, um grupo de alunos do primeiro período aplicou um questionário aos funcionários. Entre eles, médicos, enfermeiros, funcionários públicos e agentes comunitários de saúde em UBS de quatro diferentes bairros. Após a apresentação dos resultados, o grupo pode elaborar os dados obtidos e assim, oferecer um diagnóstico mais assertivo. Os resultados em conjunto com discussões do grupo concluíram-se que a empatia deve ser constantemente discutida com os alunos de todos os períodos de graduação para que não se perca o sentimento, assim como foi contatado nos funcionários já atuantes.


Texto completo:

PDF

Referências


OAKS, K. Qual é o seu nível de empatia?. Disponível em: https://www.buzzfeed.com/br/kellyoakes/teste-nivel-grau-empatia. Acesso em 15 de outubro de 2019.

HOLANDA, A. Dicionário Aurélio. V.5. 2014.

Portal Brasileiro de dados abertos. Dados relacionados as UBS. Disponível em: http://www.ubsbrasil.org/ acesso em: 15 de outubro de 2019.

MOREIRA, J; DIAS, D. As Vicissitudes dos Conceitos de Normal e Patológico: Relendo Canguilhem, Revista Psicologia e Saúde, v.3, n.1, p. 77-85, 2011.

KRZNARIC, R. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo 1.ed. – Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.