CONHECIMENTO SOBRE CÂNCER BUCAL E ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE

Ana Flávia Hott Silva, Aline Alves da Veiga, Isabella Tayla da Silva Moreira, Larissa Miranda Dutra Cordeiro, Tauane Nátali dos Santos Braga, Tatiana Vasques Camelo Dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo a discussão a respeito do câncer bucal na Atenção Primária da Saúde (APS), acerca das ações associadas no desenvolvimento da atenção ao paciente em estágio inicial da patologia, envolvendo cuidados básicos na alteração morfológica do indivíduo, possibilitando que seja descoberto a anomalia com eficiência no tratamento. Como este é um assunto pouco discutido, foi realizado um questionário virtual com 125 pessoas, no qual, abrangia o nível de conhecimento acerca do câncer bucal e APS, com objetivo de propiciar o fortalecimento dos serviços básicos, como serviços de procura regular e porta de entrada preferencial. Os resultados apontam para desafios de informações vinculada ao tema, todavia com objeção do acesso as atenções secundária e terciária. A atuação do cirurgião-dentista (CD) é fundamental para diagnosticar a doença e assim proporcionar o tratamento mais eficaz, evitando maiores danos. Sendo assim, é de suma importância que a população esteja atenta aos principais sinais do câncer bucal, para então procurar o especialista. Portanto torna-se necessário a maior divulgação de tais assuntos, para que a maioria tenha em mente a necessidade dos cuidados, com o objetivo de aumentar à eficácia no tratamento da doença.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, S.N; MUNIZ, L.V; SOARES, J.M.A; CHAVES, A.L.F; RIBEIRO, R.I.M.A. Câncer de boca: avaliação do conhecimento e conduta dos dentistas na atenção primária à saúde. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72722014000100009. Acesso em: 14 ago.2019.

COLUNISTA PORTAL – EDUCAÇÃO. História e conceitos da atenção primária em saúde. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/historia-e-conceitos-da-atencao-primaria-em-saude/43945. Acesso em: 14 ago.2019.

GONÇALVES, E. R; RAMOS, F.R.S. O trabalho do cirurgião-dentista na estratégia de saúde da família: potenciais e limites na luta por um novo modelo de assistência. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2010.v14n33/301-314/pt/. Acesso em: 14 ago.2019.

MATTA, G.C; MOROSINI, M.V.G. Atenção Primária à Saúde. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/ateprisau.html. Acesso em: 14 ago.2019.

OLIVEIRA, V.L.; PIMENTEL, D.; VIEIRA, M.J. O uso do termo de consentimento livre e esclarecido na prática médica. Revista Bioética, v. 18, n. 3, p. 705-24, 2010. Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index. php/revista_bioetica/article/viewFile/595/601. Acesso em 11 de set. 2019.

PEREIRA, C.C.T; DIAS, A.A; MELO, N.S; LEMOS JR, C.A; OLIVEIRA, E.M.F. Abordagem do câncer da boca: uma estratégia para os níveis primário e secundário de atenção em saúde. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2012.v28suppl0/s30-s39/. Acesso em: 14 ago.2019.

SANTOS, I.V; ALVES, T.D.B; FALCÃO, M.M.L; FREITAS, V.V. O papel do cirurgião-dentista em relação ao câncer de boca. Disponível em: revodonto.bvsalud.org > occ. Acesso em: 11 out.2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.