A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA

Loislane Delfino Goulart, Valdinei Vieira Gonçalves, Lilian Beatriz Ferreira Longo, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, Reginaldo Adriano de Souza

Resumo


O consumidor tem sido influenciado cada vez mais em seu processo de decisão de compra pelas redes sociais, que se tornaram um ambiente de relacionamento entre empresa e consumidor devido a facilidade de acesso. Diante disso, este estudo buscou analisar como as mídias sociais, mais precisamente as redes sociais como Instagram e Facebook influenciam a decisão de compra dos estudantes do curso de Administração, Marketing e Contábeis de uma instituição de ensino superior. Para isso, foi realizado um levantamento de dados por meio de uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionário. Os dados apontaram que as redes sociais influenciam a decisão de compra dos estudantes, sendo a rede mais utilizada, o Instagram. Evidenciou-se também a importância dos influenciadores digitais para o processo de decisão de compra. Desta forma conclui-se que as empresas devem utilizar as redes sociais como meio de divulgação de seus produtos/serviços como forma de alavancar as vendas, dado a grande influência que estes canais favorecem. Sendo pertinente ressaltar a importância da preocupação com o apoio pós-compra para agregar valor e posicionar a marca bem como a organização na mente do consumidor.


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