PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NA POPULAÇÃO LGBTQIA+

Autores/as

  • João Marcos Santos Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT
  • Beatriz Melo dos Santos Universidade Tiradentes - UNIT
  • José Iglauberson Oliveira dos Santos Universidade Tiradentes - UNIT
  • Roberta Ribeiro Gimenez Universidade Tiradentes - UNIT
  • Jefferson Felipe Calazans Batista Universidade Tiradentes - UNIT

Resumen

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 45 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Porquanto, o Brasil está entre os 10 primeiros países que mais registram atos de suicídio. Na população LGBTQIA+, a taxa supera os mil casos anualmente. Desta forma, faz-se necessário a promoção de esforços que possam modificar este cenário através da assistência de enfermagem, tendo em vista a decorrente luta contra o preconceito e a opressão enfrentados pelo grupo. O objetivo do estudo é discorrer sobre o protagonismo do enfermeiro na prevenção do suicídio na comunidade LGBTQIA+.

Citas

DE BAÉRE, Felipe; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Análise da produção discursiva de notícias sobre o suicídio de LGBTs em um jornal impresso do Distrito Federal. Revista Ártemis, v. 25, n. 1, p. 74, 2018.

DE SOUSA, Karol Jefessom Alves. As diversas manifestações homofóbicas e suas consequências no cotidiano das minorias LGBT. Revista Clóvis Moura de Humanidades, v. 2, n. 1, p. 27-44, 2016.

DOS SANTOS, Nínive Elisabete Ferreira et al. Disseminação da informação para prevenção do suicídio em populações LGBTQIA+ da cidade de Marília-SP. In: VIII Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade (8shb) 2019. 2019.

FERREIRA, Jamile Cássia Gonçalves Aniceto et al. Acolhimento e atendimento da população LGBTQIA+ na Atenção Primária. Revista de APS, v. 23, 2020.

FRANCISCO, Leilane Camila Ferreira de Lima et al. Ansiedade em minorias sexuais e de gênero: uma revisão integrativa. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, p. 48-56, 2020.

GOUVÊA, Luciana Ferrari. A inserção da Política Nacional de Saúde Integral LGBT pela luta à garantia de direitos. 2019.

MELO, Dayana Souza de; SILVA, Bianca Luna da; MELLO, Rosâne. A sintomatologia depressiva entre lésbicas, gays, bissexuais e transexuais: um olhar para a saúde mental. Rev. enferm. UERJ, p. e41942-e41942, 2019.

NAGAFUCHI, Thiago. A urgência do debate sobre o suicídio das pessoas LGBTQIA+: experiência e subjetividade. Rebeh-Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 2, n. 01, p. 103-127, 2019.

ZAKABI, Denise. Clínica LGBT: contribuições do psicodrama para superação do estigma e da discriminação. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 22, n. 2, p. 6-14, 2014.

Publicado

2021-09-10

Número

Sección

Revisão de Literatura