AÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL QUE PODEM CONTRIBUIR PARA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES IDOSOS PORTADORES DE DOENÇA RENAL

Autores

  • Rosemary Fernandes Correa Alencar
  • Valdiclea de Jesus Veras
  • Dinair Brauna de Carvalho Ribeiro

Resumo

Introdução: A doença renal crônica caracteriza-se pela diminuição progressiva da função dos rins e, por sua característica de cronicidade, acarreta limitações físicas, sociais, e emocionais, que interferem de modo significativo na qualidade de vida de portadores de doença renal. Avanços nos tratamentos dialíticos têm contribuído para aumentar a sobrevida destes pacientes. Portanto, é importante ser investigado os fatores que não apenas prolongar a sobrevida, mas também melhorar a qualidade de vida. É de grande desafio para a equipe multiprofissional a prática de cuidar da saúde e bem-estar dos pacientes portadores de doença renal. A perda da autonomia para viver no mundo consigo, com os outros, e necessitar de ajuda de uma equipe multiprofissional para obter esperança na continuidade de sua vida própria. Dessa forma, a falta de esclarecimento por parte dos pacientes pode levar a um tratamento prolongado da doença ou conduzir à morte. Considera-se imprescindível investir na sobrevida do ser humano, proporcionando seu bem-estar físico e emocional. Nesse trabalho, indaga-se a importância das ações prestadas pela equipe multiprofissional que podem contribuir para aumento da qualidade de vida dos pacientes idosos portadores de doença renal. A partir disso, buscando-se identificar quais os subsídios proporcionados ao fomento de novas estratégicas e intervenções para a equipe multiprofissional visando à efetivação do tratamento e subsidiar a atuação das equipes multiprofissionais diante ao diagnóstico precoce, as complicações da doença, intervenções rápidas para uma ação segura, que serão essenciais para minimizar os indícios de intercorrências e aumentar a qualidade de vida destes pacientes. Metodologia: O trabalho desenvolvido trata-se de um estudo exploratório por meio de pesquisa bibliográfica baseada na literatura nas bases de SCIELO, LILACS, MEDLINE, publicados no período 2013 a 2019, foram relacionados artigos nacionais que atenderam aos critérios de inclusão no assunto do trabalho proposto.

Resultados e Discussão: estudo evidenciou claramente a necessidade de chamar a atenção de toda equipe multiprofissional sobre as principais complicações e comorbidades presentes nesta população, pois a problemática é complexa e envolve diversas ações: identificações das complicações e comorbidades, diagnóstico precoce, interferência na continuidade do tratamento dialítico em relação ao fator socioeconômico em pacientes de baixa renda, bem como, atendimento qualificado para esses pacientes para evitar futuras complicações, sabendo-se que, o impacto é devastador e vai além dos aspectos legais da medicina, na qual o apoio de uma equipe multiprofissional é primordial nesse processo e sendo fundamental que todos os profissionais estejam preparados para atendimento ao paciente com insuficiência renal, inclusive aqueles quem cuidarão diretamente com o paciente que são os seus familiares que deverão participar ativamente deste processo, em virtude que o lar deve ser o seu abrigo seguro, onde se sinta confortável , uma vez que está em companhia dos familiares traz segurança e aconchego. Conclusão: Este estudo poderá oferecer benefícios no que diz respeito a reorganização e a importância da orientação sobre o tratamento e cuidados em pacientes dialíticos e traz em si vários aspectos à respeito da insuficiência renal , pretendendo criar oportunidades de conhecimento e envolvimento não apenas os profissionais da área as saúde, mas também a própria familiar como uns dos fatores primordiais à aprender a lidar com o paciente portador insuficiência renal, diante disso a necessidade de considerar, repensar e reavaliar os hábitos em busca de uma vida mais saudável é um passo importantíssimo, principalmente quando se fala em convivência harmoniosa entre doença, paciente e tratamento.

 

Referências

ALVARES, Juliana; ALMEIDA, Alessandra Maciel et al. Fatores associados à qualidade de vida de pacientes em terapia renal substitutiva no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, vol.18, n.7. Rio de Janeiro Jul. 2013. Disponível em : http://www.scielosp.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001500005. Acesso em 12 set 2019.

ALVARENGA, Tathiana Aparecida; ANDERSON, Monica Levy et al. Insuficiência renal crônica, restrição de sono : consequências renais, cardíacas e sexuais em um modelo animal. XXVI Congresso Brasileiro de Nefrologia 5, São Pa .2012. Disponivel em :

<http://sbn.org.br/pdf/congresso_2012/1.pdf>. Acesso em: 12 set 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Edição

Seção

Artigos