ASSOCIAÇÃO DOS SINTOMAS E TRANSTORNOS DEPRESSIVOS NA DOENÇA DE ALZHEIMER E SEUS IMPACTOS NA VIDA DO IDOSO.
Resumo
INTRODUÇÃO: A Doença de Alzheimer (DA) representa mais da metade dos casos de demência sendo o hipocampo uma das primeiras áreas a serem afetadas, o que explica os sintomas iniciais estarem relacionados com distúrbios cognitivos e comportamentais. Os sintomas depressivos são percebidos em até 40-50% dos pacientes com DA e os transtornos depressivos afetam em torno de 10-20% dos casos. O intuito é a abordagem clara sobre a relevante relação dos sintomas e transtornos depressivos em pacientes com a Doença de Alzheimer e a importância deste diagnóstico. METODOLOGIA: estudo observacional tendo por base uma busca bibliográfica pelas bases de dados fornecidos em artigos científicos bem como pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia através dos descritores “alzheimer”, “depressão”. RESULTADOS: ainda que a associação entre depressão e demência não tenha o merecido destaque na literatura, é nítido a influência dos sintomas e transtornos depressivos na DA por causar uma piora do quadro principalmente devido ao declínio cognitivo assim como por toda clínica envolvida e etiologias prováveis. O diagnóstico precoce da depressão neste caso é imprescindível para uma boa evolução do paciente. CONCLUSÃO: É importante o diagnóstico da depressão em pacientes com Doença de Alzheimer por possibilitar uma significativa eficácia do tratamento que as drogas seguras e medidas não farmacológicas proporcionam e sustentam relacionados a uma melhora na qualidade de vida e bem-estar do idoso.
Referências
Thies W, Bleiler L. Alzheimer's Disease facts and figures. Alzheimers Dement.
;8(2):131-68.
Smith MAC. Doença de Alzheimer. Rev Bras Psiquiatr. 2012;21(Suppl 2):03-7.
Alzheimer’sAssociation. 2014Alzheimer’s disease facts and figures.Alzheimers Dement. 2014;10(2):e47-92.
Park M, Unützer J. Geriatric depression in primary care. Psychiatr Clin North Am. 2011;34(2):469-87.
Wiese BS. Geriatric depression: the use of antidepressants in the elderly. BCMJ. 2011;53(7):341-7.
Lin JH, Huang MW,Wang DW, Chen YM, Lin CS, Tang YJ, et al. Late-life depression and quality of life in a geriatric evaluation and management unit: an exploratory study. BMC Geriatr. 2014;14:77.
Garcia A, Passos A, Campo AT, Pinheiro E, Barroso F, Coutinho G, et al. A depressão e o processo de envelhecimento [The depression and the aging process]. Cien Cognição. 2006;7:111-21.