ATIVIDADE FÍSICA: SEUS BENEFÍCIOS PARA OS IDOSOS
Resumo
Introdução: O envelhecimento trata-se de um processo no qual ocorre uma perda progressiva no organismo. Além disso, ocorre também alterações orgânicas como a redução das capacidades fisiológicas, redução da mobilidade, equilíbrio e modificações psicológicas1. Com base na OMS2, as ações realizadas pelo indivíduo no seu dia a dia e o estilo de vida adotado pelo mesmo, representam um dos componentes essencias para uma boa saúde, sendo a atividade física um meio importante que reduz os fatores de risco para o desenvolvimento de patologias como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração e artrite3. O objetivo do nosso trabalho, é enfatizar sobre a necessidade do acompanhamento profissional para determinar as atividades físicas mais adequadas e prazerosas para cada indivíduo, seja ele idoso ou não, com base no estado de saúde de cada pessoa. Metodologia: O presente trabalho, consiste em uma revisão bibliográfica abordando o tema sobre os benefícios da atividade física para os idosos. O mesmo foi elaborado por meio de um levantamento de dados através de pesquisas realizadas nas plataformas SCIELO, Google acadêmico e OMS. Resultados/Discussão: Devemos considerar inicialmente que o idoso não possui um condicionamento físico e que possui uma limitação músculo-esquelética. Portanto, é recomendado iniciar com atividades de baixo impacto e intensidade, além disso, ser de curta duração e fácil realização4. Conclusão: Por fim, concluímos que a partir de um bom condicionamento físico, aliado a práticas regulares de exercício físico, permitem com que a população idosa tenha uma sobrevida maior e uma melhor qualidade de vida.
Referências
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina, Editora Mediograf, 4ª edição, 2006.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). O papel da atividade física no Envelhecimento saudável. Florianópolis, 2006.
LIMA-COSTA, M. F.; BARRETO, S. M; GIATTI L. Condições de saúde, capacidade funcional, uso de serviços de saúde e gastos com medicamentos da população idosa brasileira: um estudo descritivo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Caderno de Saúde Pública. 2003; 19(3):735-43.
NELSON, M. E.; REJESKI, W. J.; BLAIR, S.N.; DUNCAN, P.W.; JUDGE, J.O.; et al. Physical activity and public health in older adults: recommendation from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Medicine Science Sports Exercice. 2007, Aug; 39(8):1435-45.
VOGEL, T.; BRECHAT, P. H.; LEPRETTE, P. M.; KALTENBACH, G.; et al. Health benefits of physical activity in older patients: a review. International Journal of Clinical Practice. 63(2):303-20, 2009.
MACIEL, M. G. Atividade física e funcionalidade do idoso. Disponível em
<https://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n4/a23v16n4.pdf>. Acesso dia 06 de Julho de 2020.