PANDEMIA E A EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E AS AULAS ON-LINE NA PERCEPÇÃO DOCENTE
Resumo
As contingências de mercado têm levado as organizações e seus colaboradores a se adaptarem às mudanças na busca da sobrevivência, bem como na ação de atingir os objetivos organizacionais e no cumprimento da missão a que se propuseram. No âmbito educacional não é diferente, principalmente no tempo em que a pandemia se instaurou rapidamente mundo a fora, imediatamente, as instituições de ensino, os funcionários administrativos e o corpo docente e discente tiveram que se reinventar para promover um ensino de qualidade que não prejudicasse o processo de ensino e aprendizagem. Não bastou simplesmente modificar a forma de ensino e as ferramentas utilizadas, as transformações foram muitas e assim como em toda mudança torna-se de grande importância a investigação dos
Referências
ALMEIDA, E. G.; LEITE, K. L. F; FERREIRA. L. S.; FARIAS, M. S. Ensino remoto e tecnologia: uma nova postura docente na educação pós-pandemia. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4391_02092020001229.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
BEZERRA, N. P. X; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Rev. PEMO, Fortaleza, v.3, n. 2, 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Redoc Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, V. 4 n. 2, maio/ago, 2020.
SANTOS, C. S. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v.08, n. 1, jan/març, 2001.
SILVA, J. R. A docência em tempos de pandemia. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar. V. 2, n. 3, 2021. Disponível em: http://www.recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/169/177. Acesso em: 10 jun. 2021.