A SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR

Gabrieli da Silva Carvalho, Helena dos Santos Cortezini, Maria Luana Fiorin Campos, Rebeca Dutra Pereira, Viviane Andrade Moura, Linccon Fricks Hernandes

Resumo


A adolescência consiste em um período biopsicossocial, onde ocorrem grandes mudanças, em grande escala. É conhecida também como a transição da infância para a vida adulta. Assim, faz parte deste processo a puberdade, que segundo o entendimento de Santos (2005, apud SCHOEN, 2010), traz mudanças (principalmente, biológicas) visíveis e universais, referindo-se ao estado e a capacidade do corpo. No entanto, Berger e Thompson (1997, apud SCHOEN, 2010) acrescentam que estas mudanças biológicas, por si só, não transformam o indivíduo para a maturidade da vida adulta, mas são necessárias outras várias mudanças não visíveis para o alcance da mesma, como cognitivas, sociais e percepção de mundo (Martins, Trindade, Almeida, 2003; Santos, 2005, apud SCHOEN, 2010). E tais mudanças afetam também a família e o corpo social deste indivíduo. Um dos ambientes em que tais mudanças podem repercutir é o escolar. A escola é uma instituição social de grande relevância na sociedade, pois além de fornecer preparação intelectual e moral dos alunos, ocorre também, a inserção social. 

Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo problematizar a relevância em desenvolver programas de saúde mental direcionados a adolescentes no contexto escolar.  Espera-se uma reflexão em torno da saúde mental de crianças e adolescentes no contexto educacional


Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, Bruna Mainardi Rosso; MARIN, Angela Helena. Contribuição dos Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento para o Rendimento Escolar. Revista Colombiana de Psicologia, Bogotá, v.26, n.2 p. 283-194, jul-dez.2017. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-54692017000200283. Acessado em: 19 mai.2021.

BRASIL. Lei 13935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/791720123/lei-13935-19. Acessado em: 10 maio.2021.

FELDMAN, Ruth Duskin; PAPALIA, Diane E: Desenvolvimento Humano. 12.ed. São Paulo: AMGH, 2013.

GAINOL, Loraine Vivian et al. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. vol.14 no.2. São Paulo: SMAD, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200007. Acesso em: 20 mai.2021.

MINTO, Elaine Cristina; PEDRO, Cristiane Pereira; NETTO, Jaqueline Rodrigues da Cunha; BUGLIANI, Maria Aparecida Prioli; GORAYEB, Ricardo. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 11, n. 3, p. 561-568, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/dH4fPTgkptDYyCTmrvRYYRg/?format=pdf〈=pt.

Acesso em: 25 mai.2021.

RONCHI, Juliana Peterle. A atuação do psicólogo em contextos educacionais: a promoção à saúde na perspectiva do cuidado. Espirito Santo, 2019. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_10996_RONCHI.%202019.%20Tese%20Final.%20Atua%E7%E3o%20do%20psic%F3logo%20em%20contextos%20educacionais.pdf. Acesso em: Acesso em: 29 maio.2021.

SCHOEN, Teresa Helena et al. Adolescência através dos séculos. São Paulo: 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/MxhVZGYbrsWtCsN55nSXszh/?lang=pt. Acesso em: 10 maio.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.