A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA
Resumo
Este trabalho tem como intuito desenvolver uma revisão literária referente ao Transtorno de Personalidade Narcisista, baseando-se na abordagem cognitiva comportamental (TCC). O transtorno de personalidade narcisista, bem como trabalhado em sala de aula, dispõe suas características e a partir delas utilizamos técnicas da TCC para o tratamento dos pacientes que possuem esse diagnóstico.
A Terapia Cognitivo Comportamental na prática clínica baseia-se em um conjunto de teorias que possuem o objetivo de formular planos de tratamento ao paciente e orientar as ações do terapeuta. Assim podemos dizer que a TCC é uma abordagem que tem fundamentos em dois princípios: O primeiro é que nossas cognições têm uma influência relevante sobre nossas emoções e comportamento; e também o modo como nos comportamos , afetando profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções. (WRIGHT, Jesse H.et al. 2019)
O presente trabalho tem como objetivo discutir o uso da Terapia Cognitivo comportamental (TCC) no tratamento psicoterapêutico do transtorno de personalidade narcisista, ou seja, a mesma utiliza métodos de estruturação, como; agenda e feedback, para maximizar a eficiência das sessões de tratamento, esses métodos podem ajudar os pacientes a organizar seus esforços em direção à recuperação e intensificar o aprendizado. (WRIGHT, Jesse H.et al. 2019)