AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VELHICE
Resumo
A psicologia do desenvolvimento tem como objetivo estudar o desenvolvimento humano, as peculiaridades de cada faixa etária com a proposta de ampliar o conhecimento a respeito das características comuns de cada faixa etária. Dessa forma, podendo planejar, compreender e auxiliar a pessoa no processo de envelhecimento.
A psicologia como as demais ciências teve interesse em estudar essa fase do desenvolvimento humano por compreender que o envelhecimento, impacta em vários fatores da vida das pessoas e na sociedade. Ou seja, não impacta somente no fundo de pensões, no serviço de saúde, na segurança social, mais principalmente na vida das pessoas que compõe a sociedade. Por muitos anos a sociedade olhou para a pessoa idosa com um olhar preconceituoso, enxergando somente as limitações.
Entretanto estudos sobre o desenvolvimento humano aponta que o ser humano, nessa fase, é capaz de adaptar as mudanças ocorridas com o avançar do envelhecimento, através do amadurecimento, construção de uma identidade positiva, ou seja acreditar que será capaz viver uma vida ativa.
Entretanto os pesquisadores apontam a importância do apoio da rede de apoio, social, familiar, dos órgãos competentes, sociedade para promover espaços facilitadores e promovedores de mudanças e paradigmas. Ressaltam ainda, sobre a importância de eliminar estereótipos negativos de incompetência e inutilidade, pois a concepção de velhice na nossa sociedade, nada mais é, do que o resultado de uma construção social e temporal, através de princípios, valores, que são atravessados por questões contraditórias, multifacetadas e multidirecionadas (ARAÚJO, 2004; ARAÚJO & CARVALHO, 2004).