DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO: O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO XAVIER DA COSTA
Resumo
O papel do psicólogo no contexto escolar é diagnosticar as demandas da escola como um todo, utilizando de uma visão geral e mais compreensiva dos problemas apresentados, procurando considerar todos os seus aspectos e, assim, encontrar formas alternativas de enfrentá-los.
Nesse sentido, a intervenção buscou identificar as principais demandas de uma escola, chegando à conclusão que o aspecto familiar e social foram as questões que mais se sobressaíram.
A criança é um ser social, e o desenvolvimento de suas potencialidades depende de seu reconhecimento, aceitação e principalmente dos sentimentos e emoções nas relações as quais ela faz parte.
Dessa forma, essa intervenção teve como objetivo contribuir para a redução de futuros sintomas psicopatológicos, como a depressão, ansiedade, estresse e baixa autoestima. A partir dessa perspectiva buscou-se aumentar nessas crianças o sentimento de acolhimento, pertencimento, fazendo com que elas se sintam capazes e, consequentemente, aumentando as habilidades que cada uma já possuía, além de auxiliar no bem-estar das crianças no presente e plantando uma semente para um futuro melhor.