PSICOLOGIA E CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

Autores

  • Camila Fargi Faria
  • Débora Neves
  • Luisa Santos
  • Leandra dos Santos
  • Paula Aguiar
  • Linccon Fricks Hernandes

Resumo

O presente texto possui o objetivo de investigar o funcionamento do sistema de saúde mental no município de Cachoeiro de Itapemirim, para isso, foi feito uma pesquisa de campo e pesquisas bibliográficas para a construção do mesmo. Esse trabalho possui fins científicos e acadêmicos, visando discorrer sobre o mesmo de forma didática e esclarecida. Destaca-se que a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS da cidade Cachoeiro de Itapemirim integra diversos sistemas que funcionam como porta de entrada para acolher aqueles que necessitam do atendimento psicossocial na região. De acordo com o ministério da saúde, as diretrizes e ações da RAPS têm sido pautadas em evidências científicas, pelo Ministério, buscando a implementação de ações, ancoradas nas melhores práticas, para disponibilizar, de forma efetiva, cuidados adequados à população (BRASIL, 2001).

   Entretanto, no Brasil (2001) a rede é composta por serviços e equipamentos variados como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em suas diversas tipologias e portes; os leitos de saúde mental nos hospitais gerais, leitos de psiquiatria nos hospitais especializados e nos hospitais-dia atenção integral. Partindo desse ponto vamos debater sobre as ferramentas e serviços que agregam e suporte na saúde mental no município e discutir sobre as falhas, dificuldades e os benefícios da rede para a comunidade.

   A proposta do trabalho é compreender como se dá o serviço de saúde mental do município em questão, sua origem, condutas e limitações juntamente com um apanhado bibliográfico de embasamento científico a respeito do assunto, mais entrevistas com os usuários e profissionais da área com o objetivo de compreender como esses funcionários se integram no movimento para proporcionar saúde mental a esses usuários.

Downloads

Publicado

2023-05-09