REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO ESPORTE NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Débora Albino Neves
  • Linccon Fricks Hernandes

Resumo

No ano de 2021 a Psicologia completa 59 anos de regulamentação no Brasil, através da Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, que institui diretrizes para a formação e atuação dos psicólogos no país é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), órgão responsável pela fiscalização do exercício ético profissional. Nesse sentido, a psicologia como ciência e profissão em seus desdobramentos históricos tem se inserido em distintos campos de atuação, tais como: jurídico, hospitalar, clínico, prisional, educacional, clínico, avaliação psicológica, transito e também no campo do esporte, uma área que segundo Vieira et, al. (2010) ainda se encontra em processo de consolidação.

No Brasil a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP), foi fundada no ano de 2006, para desenvolver estudos e práticas clínicas para os profissionais que adentrarem este campo. Sobre este aspecto et, al. Adverte que “o crescimento da Psicologia Esportiva no Brasil ocorreu de maneira emergente, não apresentando correlações positivas com o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.”

No que tange a atuação do psicólogo esportivo Paiva e Carlesso (2019, p.03) assinalam que sua função consiste em “entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar de uma pessoa nesse contexto”.

Na esteira deste pensamento, Samulski (2009) acredita que o papel do psicólogo do esporte tenha como ponto de partida analisar os alicerces e as decorrências do atleta que podem ao mesmo tempo inibir suas habilidades, assim como as potenciar. O psicólogo que trabalha nesse contexto esportivo pode se direcionar por três vertentes que iremos destacar a seguir, sendo elas a área da pesquisa, no ensino e na parte de intervenção, Neste projeto irei enfatizar e me aprofundar na vertente da intervenção.

Portanto, é preciso salientar sobre as vertentes de trabalho que o psicólogo pode exercer em sua profissão, dando ênfase a atuação psicológica no âmbito esportivo no sentido de exaltar suas contribuições. Dar visibilidade para essas vertentes da psicologia é importante para que a profissão como um todo seja reconhecida pela sua grande gama de atuações. É importante salientar que  o profissional de psicologia tem um grande repertório para especializar-se em diversas áreas de atuação, neste trabalho iremos esmiuçar uma dessas vertentes. O aludido trabalho se propõe a discutir atuação do psicólogo no meio esportivo através da Psicologia do esporte.

Downloads

Publicado

2023-05-09