SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES E SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
A saúde mental é definida pela OMS como o bem-estar completo do indivíduo (GAINO et al, 2018). Contudo, o ambiente acadêmico pode trazer diversos impactos psicossociais negativos nos indivíduos, sejam eles estudantes ou profissionais da educação. Com isso, os envolvidos podem ser acometidos por sintomas de transtornos psicológicos devido à pressão e cobrança excessiva presente no meio de ensino e aprendizagem, sendo o estresse, a ansiedade e a depressão três dos principais tipos desses transtornos (MENDES, 2021).
Segundo Dalgalarrondo (2018), as síndromes depressivas possuem como principais características o humor deprimido, desânimo, fadiga, insônia ou hipersonia, sentimento de insuficiência e ideação suicida. As síndromes ansiosas apresentam, majoritariamente, sintomas de preocupação, irritabilidade, insônia e sudorese fria. Já o transtorno de estresse agudo possui como característica essencial o desenvolvimento de sintomas de intrusão, humor negativo, dissociação, evitação e excitação, começando ou piorando após um evento traumático ou estressante (SADOCK; SADOCK; RUIZ, 2017).
Tendo em vista estas considerações, o objetivo deste estudo consistiu em averiguar os índices de saúde mental de uma amostra de estudantes e servidores da referida instituição. Em acréscimo, buscou-se verificar se havia diferenças nos níveis de estresse, ansiedade e depressão entre pessoas do sexo masculino e do sexo feminino.