TRANSTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCÊNCIA
Resumo
O presente trabalho possui como objetivo discutir acerca dos Transtornos Alimentares, uma vez que essas síndromes comportamentais vem crescendo de maneira significativa nos últimos 20 anos, com maior índice em adolescentes. Isto porque a fase da adolescência apresenta diversas transformações, como mudanças físicas e uma auto cobrança da própria imagem, principalmente com mulheres. Essa insatisfação corporal e o desejo por emagrecimento podem desencadear esses transtornos, sendo mais comum a bulimia e a anorexia nervosa.
Vale ressaltar que tais discussões são de suma importância, pois a prática dessa conduta gera prejuízos biológicos, psicológicos e sociais ao indivíduo, uma vez que podem passar horas sem comer, como no caso da anorexia, ou ingerir uma grande quantidade de alimento e após induzir vômitos, utilizar de medicamentos e dietas restritivas, como no caso da bulimia. Além disso, a anorexia nervosa provoca no indivíduo uma distorção da imagem corporal, acreditando estar sempre gordos, agravando a restrição alimentar. Já a bulimia nervosa causa no indivíduo uma obsessão pelo seu peso, tentando sempre se manter próximo ao peso normal.
Ao longo do trabalho será apresentado de forma mais detalhada como esses transtornos ocorrem, as possíveis causas e consequências, a fim conscientizar a sociedade e produzir discussões acerca da temática, uma vez que os números de casos vem crescendo de maneira alarmante.