UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência da disciplina de Estágio Básico I de entrevista e observação, no qual os alunos visitam instituições e entrevistam os profissionais, especificamente os de Psicologia para conhecerem a dinâmica da instituição e atuação do psicólogo dentro deste contexto.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, caracterizada por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, que luta pelos direitos das pessoas com deficiência (APAE CONCÓRDIA, 2017). Em 2019, a APAE passou a fazer parte do programa O Centro de Reabilitação - CER, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O CER é descrito como “um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território” (MINAS GERAIS).
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a atuação do profissional de Psicologia no contexto Clínica Ampliada a partir de uma visita técnica realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Nessa visita contamos com a participação do Coordenador da instituição para nos apresentar aos profissionais responsáveis pelos atendimentos das crianças, que é a maioria dos pacientes, e para mostrar os vários espaços existente, como as salas dos Terapeutas Ocupacionais (TO), Fisioterapeutas, Psicólogos e o espaço para a equoterapia.