ANÁLISE DAS FORÇAS DE PORTER E DA MATRIZ SWOT EM UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DA ZONA DA MATA MINEIRA
Resumo
Conhecer o mercado em que atua e ter um autoconhecimento tornou-se fundamental para as organizações que desejam sobreviver e crescer em seu ramo de atuação, que possivelmente está sobremaneira concorrido. Desta forma este estudo tem como premissa verificar a posição de uma organização de material de construção na Zona da Mata Mineira, baseando-se na Análise SWOT e nas Forças de Porter. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo, utilizando como coleta de informações uma entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa foco de estudo e os dados receberam tratamento qualitativo. Verificou-se que a pandemia e a crise econômica são ameaças à organização, assim como a deslealdade da concorrência. O entrevistado acredita que a oportunidade é de busca pela diferenciação no mercado, que seus pontos fortes são a busca pela satisfação do cliente, observando a respeito da promoção da qualidade no atendimento. O mesmo apresentou dificuldades em elencar suas fraquezas. A empresa é competitiva no mercado, sendo considerada uma das líderes e que a competitividade tem sido forte em todos os ramos, sendo que a internet e os aplicativos de compra têm aumentado essa competitividade ainda mais, tornando o mercado mais acirrado.
Referências
BERTUCCI, J. L. O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2009.
CERTO, S. C.; PETER, J. P. Administração Estratégica: planejamento e implementação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
FREIRE, Adriano. Estratégia - Sucesso em Portugal, Lisboa, Editorial Verbo, 1997.
MARTINS, Leandro. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1. ed. São Paulo: Digerati Books, 2006.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paula: Atlas, 2003.
MARQUES, J. M. Produtividade: alavanca para a competitividade. São Paulo: EDICON, 1995.
MINTZBERG, H. & QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000
MINTZBERG, H; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S.: O processo da estratégia – conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed.: Porto Alegre: Bookman, 2008.
PAULA, G. B. Matriz SWOT ou Matriz FOFA: utilizando a Análise SWOT para conhecer as cartas do jogo e aumentar as chances de vitória de sua empresa. Treasy, 2015. Disponível em: <https://www.treasy.com.br/blog/matriz-swot-analise-swot-matriz-fofa/> Acesso em: 18 nov. 2020.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campos, 1986.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Elsevier Rio de Janeiro, 2004.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ZIEN, K. A., BUCKLER, S. A. From experience dreams to market: crafting a culture of innovation. 1997. Journal of Production Innovation Management, 14(4), 274-287. doi: 10.1016/S0737- 6782(97)00029-5