DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA DURANTE A PANDEMIA

Autores

Resumo

Este artigo, por meio de revisão bibliográfica, objetiva analisar os principais desafios e possibilidades da inserção de alunos com espectro autista na escola durante o período de pandemia do Sars-CoV-2. É sabido que este momento impôs a todos uma reestruturação da rotina em consequência do reajustamento ao isolamento social, que se tornou necessário para diminuir o risco de contaminação. Ao mesmo tempo, sabe-se da dificuldade que os alunos do espectro autista possuem às mudanças; assim, analisa-se aqui os principais desafios e possibilidades oriundas desse período desafiador que acabou gerando estresse e mudanças emocionais e comportamentais nessas crianças.

Biografia do Autor

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

Referências

ARAUJO, Álvaro Cabral; NETO, Francisco. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Rev. bras. ter. comport. cogn.São Paulo , v. 16, n. 1, p. 67-82, abr. 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio.2021.

ASSIS, Juliane. Da sala para casa: como a pandemia mudou vida de crianças autistas. VivaBem. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/17/da-sala-de-aula-para-casa-como-a-pandemia-mudou-vida-de-criancas-autistas.htm. Acesso em: 11 maio 2021.

ASSUMPCAO JR, Francisco B; PIMENTEL, Ana Cristina M. Autismo infantil. Rev. Bras. Psiquiatr. São Paulo, v. 22, supl. 2, pág. 37-39, dezembro de 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600010&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 11 maio 2021.

BAUMGARTEN, Andrea. Os avanços no tratamento do autismo pela medicina. Aqua Vitae, 2019. Disponível em: https://clinicaaquavitae.com.br/os-avancos-do-tratamento-do-autismo-pela-medicina/#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas,sobre%20a%20incid%C3%AAncia%20dessa%20condi%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 11 maio 2021.

BRITO, A. R.; ALMEIDA, R. S; CRENZEK, G.; ALVES, A. S. M.; LIMA, R. C.; ABRANCHES, C. D. de. Autismo e os novos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Rev Ped SOPERJ, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/RELACI~1/AppData/Local/Temp/72-1.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 7. ed. Rio de Janeiro, 2017.

HORTA, Iana Crusoé Rebello et al. Método avaliativo para o estudante com transtorno do espectro autista. SEMOC-Semana de Mobilização Científica-Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação, 2018. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/1053/1/M%C3%89TODO%20AVALIATIVO%20PARA%20O%20ESTUDANTE%20COM%20TRANSTORNO%20DO%20ESPECTRO%20AUTISTA.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

MEDICINA NET. Lista CID 10. Editora Artmed panamericana. Brasil. Disponível em: https://www.medicinanet.com.br/cid10/1569%20f84_transtornos_globais_do_desenvolvimento.htm. Acesso em: 11 maio 2021.

OLIVEIRA, Carolina. Um retrato do autismo no Brasil. Revista Espaço Aberto, USP, São Paulo. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil. Acesso em: 11 maio 2021.

OLIVEIRA, Elizângela de Souza et al. Inclusão social: professores preparados ou não?. POLÊM! CA, v. 11, n. 2, p. 314-323, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/rt/printerFriendly/3103/2224#:~:text=De%20acordo%20com%20Bueno%20(1999,classes%2C%20orienta%C3%A7%C3%A3o%20e%20assist%C3%Aancia%E2%80%9D. Acesso em: 11 maio 2021.

OPAS/OMS Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Atualizada em 6 de abril de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/in-dex.php?option=com_content&view=article&id=6101:-covid19&Itemid=875. Acesso em: 20 abr. 2020.

SADOCK, Benjamin J.; SADOCK, Virginia A.; RUIZ, Pedro. Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Artmed Editora, 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Nota de alerta. COVID-19 e Transtorno do Espectro Autista, 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22455c-NA_-_COVID-19_e_Transtorno_do_Espectro_Autista__1_.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento: Não dá para limitar esse transtorno a um maior isolamento social. Conheça suas características e como lidar com ele. 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/>. Acesso em: 11 maio 2021.

TORRES, Andreia. Ômega-3 e transtornos do espectro autista. Andreia Torres Nutricionista, 2015. Disponível em: https://andreiatorres.com/blog/2015/10/25/mega-3-e-autismo. Acesso em: 11 maio.2021.

TUDO o que você precisa saber sobre o autismo infantil. Blog Leiturinha. 2019. Disponível em: <https://leiturinha.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-autismo-infantil/>. Acesso em: 11 maio. 2021.

VARELLA, Maria Helena. Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2017. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/transtorno-do-espectro-autista-tea/>. Acesso em: 11 maio. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Edição

Seção

Artigos