AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

Resumo

O presente artigo tem como premissa abordar as dificuldades observadas durante o acompanhamento pedagógico na pandemia do Sars-CoV-2, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, a respeito da realidade educacional que abrange os sistemas de ensino, ressaltando as disparidades socioeconômicas e os meios adotados para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem; não obstante, dar ênfase a todas as dificuldades encontradas e enfrentadas nessa nova realidade. Diante desse atual cenário, foi preciso se reinventar, inovar e observar a importância de um acompanhamento pedagógico de qualidade e, nessas interfaces, fazer alusão à realidade dos alunos, mostrando a necessidade de uma aprendizagem que seja significativa e desenvolva suas potencialidades. Logo, diante das dificuldades encontradas, são necessários uma posição da família e um olhar mais humanizado sobre as necessidades das crianças como cidadãos de direitos.

Biografia do Autor

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

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2021-06-07

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Artigos