COVID-19: IMPACTO DA PANDEMIA NO CENÁRIO ACADÊMICO

Autores

  • Maria Mirene Louzada Eller Lima
  • Cristiano Magalhães Moura Vilaça
  • Natália Tomich de Paiva Miranda
  • Ricardo Toledo Abreu
  • Jaiane Bandoli Monteiro

Resumo

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus denominado Sars-Cov-2 (coronavirus disease 2019 - COVID-19), todos os países têm implementado medidas protetivas como medida para reduzir o contágio evitando qualquer tipo de aglomeração, o que levou ao fechamento de escolas e universidades. O processo ensino-aprendizagem foi readequado com a adoção de medidas remotas de comunicação, como a utilização de plataformas de ensino online. Com base nessas mudanças, o objetivo desse trabalho é avaliar os impactos da pandemia na rotina acadêmica e no processo de ensino-aprendizagem entre professores e alunos de uma instituição de ensino. Os dados foram coletados entre os meses de janeiro e março de 2021 por meio de um questionário online, avaliando informações sobre idade, gênero, perfil socioeconômico e impactos da pandemia na rotina de professores e no aprendizado dos alunos, com questões voltadas para as metodologias inovadoras implementadas pela Instituição e inseridas no meio acadêmico e como têm repercutido na vida estudantil dos discentes. Os dados da pesquisa foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que 49% dos alunos consideram que as faculdades deveriam retornar suas atividades práticas, grande parte dos alunos (57,9%) possui muita dificuldade em estudar de forma remota, a concentração nos estudos e nas aulas se tornou menor após o início da pandemia (78,1%) e a frequência em estudar diminuiu (59,5%). Os voluntários docentes (84,9%) responderam que algumas ferramentas positivas como aulas gravadas e professores externos à Instituição participantes durante as aulas tornaram o ensino remoto mais dinâmico e enriquecedor para os alunos. Dessa forma, pode-se concluir que tanto os alunos como os professores tiveram a necessidade de adaptação aos novos métodos remotos de ensino-aprendizagem e a maioria dos alunos ainda demonstram grande resistência a esse tipo de ensino.

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Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Artigos