ANÁLISE DO CUSTO UNITÁRIO BÁSICO DE CONSTRUÇÃO GLOBAL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Autores

  • Kastelli Pacheco Sperandio
  • Erick de Castro Oliveira
  • Philipe Lopes Silva Paiva
  • Samuel Soares de Souza Júnior

Resumo

A Pandemia do Coronavírus, iniciada em março de 2020, causou grandes impactos em diversos setores econômicos do país. Na Construção Civil esse impacto pode ser medido pela variação do Custo Unitário Básico (CUB/m²) da construção do projeto-padrão considerado, que é um indicador que serve de base para analisar parte dos custos de construção das edificações. O presente artigo analisou a variação desse indicador entre os anos de 2018 e 2021 através do banco de dados publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A variação desse índice atingiu mais de 20% de aumento para a média brasileira considerando aspectos globais, com variação mais acentuada a partir de junho de 2020. Essa variação do CUB/m² em aspecto global pode ser atribuída principalmente pelo aumento no custo dos materiais de construção, que atingiu 37,5% de aumento entre o início de 2018 e início de 2021.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12721: Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – procedimento. Rio de Janeiro, 2006.

CBIC. Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Banco de dados. Disponível em: http://www.cbicdados.com.br/home/.Acessado em: 05 de maio de 2021.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI). Sondagem da Indústria da Construção: Indústria da Construção em Crescimento. 2020.

CUB. Custo Unitário Básico. Disponível em: http://www.cub.org.br/. Acessado em: 05 de maio de 2021.

PORTOBELLO ENGENHARIA. Construção Civil em 2020: quais as consequências da pandemia no setor. Disponível em: https://www.portobelloengenharia.com.br/construcao-civil-em-2020-quais-as-consequencias-da-pandemia-no-setor/. Acessado em: 05 de maio de 2021.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Custo Unitário Básico (CUB/m²): principais aspectos. Belo Horizonte: SINDUSCON-MG, 2007.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Saiba mais: Custo Unitário Básico (CUB/m²). Belo Horizonte: Sinduscon-MG, 2013.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Artigos