PLATAFORMAS EDUCATIVAS NAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19

Autores

  • Moisés Luiz Gomes Siqueira
  • Humberto Vinício Altino Filho
  • Thamy Onília Ferraz da Cruz
  • Eliane Maria Santos da Neiva
  • Bruno Ricardo Assunção

Resumo

O momento a que passamos atualmente com a pandemia causada pelo SARS-CoV2 (COVID-19) trouxe mudanças significativas em todo o mundo e em diversas áreas como comércio, saúde, manufaturas e a educação que foi uma área bastante afetada causando fechamento temporário de algumas escolas e universidades do setor privado e público. Por conta da pandemia e da forma como o vírus se espalha, foi-se entendido que a principal forma de garantir a diminuição do contágio foi optando pelo distanciamento social e, assim, muitas escolas e universidades – principalmente no setor privado – conseguiram contornar de forma rápida e eficiente os problemas causados pela questão de não poderem existir aulas presenciais. Uma das formas de fazer com que o aluno não se sentisse largado é a utilização de metodologias ativas aliadas as novas tecnologias digitais que foram de enorme importância nesse processo. Muitas plataformas e sites de jogos online estão disponíveis na internet para uso gratuito pelos professores e escolas e esse artigo faz um levantamento sobre algumas dessas metodologias e ferramentas utilizadas pelas escolas como Google Classroom e Zoom quanto plataformas educacionais e, pensando em gamificar as aulas para um maior engajamento, o  Kahoot, Edpuzzle, Nearpod, TinkerCad e WordWall são opções que não deixam a desejar. Muitas instituições e professores optaram por sua utilizacão para que as aulas não precisassem ser interrompidas e, ao mesmo tempo, fazer com que o aluno não sinta desanimo por estar estudando num ensino remoto. O artigo foi feito a partir de pesquisa exploratória e bibliográfica que trazem desde métodos mais simples até os mais tecnológicos.

Referências

AUTODESK. Tinkercad. 2020. Disponível em: https://www.tinkercad.com.

COSTA, G. S.; OLIVEIRA, S. M. B. C. (2015). Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.

DELLOS, R. Kahoot! A digital game resource for learning. In International Journal of Instructional Technology and Distance Learning. April 2015 Vol.12.Nº.4

JÚNIOR, S. de A., KAIRALA, R. C. O. M., PEREIRA, A. G., COSTA, G. B. da, CRUZ, R. C. R., JUNIOR, J. R. de S., BRITO, V. J. da S. C., SERRA, A. B., MANIGLIA, F. P., & FURTADO, R. A. (2020). COVID-19 e a infecção por SARS-CoV-2 em um panorama geral/ COVID-19 and infection by SARS-CoV-2 in an overview. Brazilian Journal of Health Review, 3(2), 3508–3522.

MENDES, Lucas; AMORIM, Nicolas. Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 647-656, nov. 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Painel Coronavírus (COVID - 19). 2020.

MOURA, Adelina. "Nearpod: uma solução integrada para avaliação, apresentação e colaboração." Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários (2015).

PEREIRA FILHO, Sidnei Antonio e da ROCHA FRANCO, Bárbara Alves. "Ensino de língua estrangeira e a tecnologia: Kahoot! Quizlet e Wordwall." Brazilian Journal of Development 7.4 (2021)

PRADO, T. P. Tinkercad: ferramenta online e gratuita de simulação de circuitos elétricos. 2020.

SANTOS JUNIOR, V. B. ; MONTEIRO, J. C. S. . Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, 2020.

SINGHAL, T. (2020). A Review of Coronavirus Disease-2019 (COVID-19). Indian Journal of Pediatrics, 87(4), 281–286

VELAVAN, T. P., & MEYER, C. G. (2020). The COVID-19 epidemic. Tropical Medicine & International Health, 25(3), 278–280.

WANG, A. I. The wear out effect of a game-based student response system. Computers in Education., 82,217–227. 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Artigos