MANHUAÇU (MG) FRENTE AO COVID-19: O USO DE MÁSCARAS

Autores

  • Hortência Carrafa Esteves
  • Vinícius da Cruz Tigre
  • Karolina de Melo Nogueira
  • Thaís Oliveira Freitas
  • Philipe Azevedo Dornelas
  • Juliana Santiago da Silva

Resumo

O SARS-CoV-2, popularmente conhecido como COVID-19, é um vírus proveniente da família dos coronavírus, sendo o causador da pandemia global iniciada no final do ano de 2019. Levando-se em conta a alta velocidade de disseminação e a crescente taxa de letalidade causada por ele, incertezas surgiram sobre o que fazer para combatê-lo e diminuir a sua transmissão, sendo os estudos realizados até o presente momento não definitivos a respeito da melhor maneira de tratamento da doença. Assim como no restante do mundo, a pandemia trouxe diversas implicações no município de Manhuaçu (MG), impactando a rotina da população de diversas formas. Diante desse cenário, este estudo objetiva analisar uma das formas de prevenção mais aceitas na atualidade, o uso de máscaras, no município de Manhuaçu (MG) ao se questionar a opinião da população local sobre essa medida de segurança em saúde instituída internacionalmente. Trata-se de um estudo observacional descritivo do tipo transversal, feito por meio de um questionário realizado na plataforma Google Forms e voltado para a população manhuaçuense. O grupo de estudo demonstrou, em sua maioria, que utiliza as máscaras e que o faz de maneira correta, no entanto, relatou-se também que a população do município não segue, de maneira geral, o mesmo exemplo. No município de Manhuaçu (MG), percebe-se que o grupo de estudo foi diretamente afetado pela pandemia do COVID-19, explicitado pela mudança de hábitos cotidianos como fazer compras no mercado e afins, visto que no contexto atual são necessárias uma série medidas de segurança para prevenir o contágio pelo vírus. Dessa forma, percebe-se a necessidade da elaboração de estudos para melhor explicitar quais os benefícios do uso de máscaras pela população em geral, para que essa possa compreender melhor como se prevenir do vírus.

Referências

ASCOM/ANVISA. COVID-19: tudo sobre máscaras faciais de proteção. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/covid-19-tudo-sobre-mascaras-faciais-de-protecao>. Acessado em: 16 de set. de 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019- nCoV). Brasília, DF. 2020. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/05/Protocolo-de-manejo-clinico-para-o-novo-coronavirus-2019-ncov.pdf>. Acessado em: 16 de set. de 2020.

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1o de julho de 2020. População estimada. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/manhuacu/panorama>. Acessado em: 16 de set. de 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Advice on the use of masks in the context of COVID-19: interim guidance. World Health Organization, 2020. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/handle/10665/332293>. Acessado em: 16 de set. de 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: When and how to use masks. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks>. Acessado em: 16 de set. de 2020.

SOUSA NETO, Antonio Rosa de; FREITAS, Daniela Reis Joaquim de. Utilização de máscaras: indicações de uso e manejo durante a pandemia da covid-19. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 25, july 2020. ISSN 2176-9133. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72867>. Acessado em: 12 de maio de 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Artigos