ANÁLISE DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE AGREGADOS POR RESÍDUOS DE PNEUS EM BLOCOS SEXTAVADOS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1013Palavras-chave:
Blocos sextavados, Impactos ambientais, Materiais alternativos, Resíduos de pneus, Sustentabilidade.Resumo
A busca por soluções construtivas que sejam eficientes e capazes de minimizar os impactos ambientais provenientes da construção civil tem intensificado a pesquisa por materiais alternativos. Esses materiais visam agregar aspectos sustentáveis e modernos, proporcionando, assim, uma melhoria ao ambiente construído com o emprego de um volume reduzido de recursos naturais. Dessa forma, o presente artigo, faz uma análise experimental da substituição parcial de agregados miúdos por resíduos da borracha de pneus na fabricação de blocos sextavados, a fim de verificar a sua viabilidade na construção civil, além de demonstrar a sua contribuição para o segmento da sustentabilidade. Foram moldados blocos convencionais, servindo, dessa maneira, como parâmetro de comparação e blocos com substituição da areia pelos resíduos de pneus. Aos 28 dias de cura foram realizados ensaios de absorção de água e de resistência mecânica à compressão. Os testes de absorção de água se mostraram satisfatórios para ambos os traços. Quanto aos ensaios de resistência à compressão, os corpos-de-prova com incorporação dos resíduos sofreram uma redução significativa de resistência, não atingindo o mínimo exigido em norma. Contudo, é válido a sua aplicação em ambientes de leves solicitações, como jardins, praças e calçadas. Contribuindo, dessa forma, com o meio ambiente a partir da redução do consumo excessivo de agregados naturais; além de proporcionar um destino ambientalmente adequado para os resíduos provenientes da recauchutagem de pneus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).