NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO: INDEPENDÊNCIA, ALIENAÇÃO, DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E PADRONIZAÇÃO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2014v11i2.1018Resumo
O presente artigo tem a intenção de angariar subsídios para a reflexão sobre os modernos papeis da escola, diante de um contexto social de tendências alienatárias. Discutir-se-á as relações entre o saber e a liberdade humana, num debate voltado para as novas correntes doutrinárias que se cruzam quando procuram compreender a função da educação no processo de libertação humana. Procurar-se-á saber quais são as correntes que defendem a reforma na maneira de se pensar em educação como meio de se conquistar a autonomia. As ideias de liberdade e autonomia serão postas frente a frente para possibilitar a discussão sobre como o agir da escola interfere nestes processos.
Referências
BAUDOT, François. Moda do século. Título original: Um siécle de mode. Tradução: Mria Thereza de Rezende Costa.São Paulo.Cosac Naify. 2002. 400p.3ª edição.ISBN 85.86374-96-2
BAUMAN, Zigmunt, 1925. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução, Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama: revisão técnica Luís Carlos Fridman.-Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BAUMAN, Zigmunt, 1925-Modernidade Líquida. Tradução, Plínio Dentzien-Rio de Janeiro: Zahan, 2001
MACHADO, Luiz Toledo : A teoria da dependência na América Latina. (Artigo científico)
MARRACH, Sônia Alem. Neoliberalismo e educação. Resenha Do Livro: "Infância, Educação e Neoliberalismo" . Celestino A. da Silva Jr. - M. Sylvia Bueno - Paulo Ghiraldelli Jr. - Sonia A. Marrach - pág. 42-56 - Cortez Editora - São Paulo - 1996
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1986.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas, SP: Papirus, 1990.
MUNIZ, Eloá: Publicidade de propaganda: Origens históricas. Publicado no Caderno Universitário, nº 148, Canoas. Ed, ULBRA, 2004.
NEVES, Cláudia E. Abbês Baêta. Sociedade de Controle, o neoliberalismo e os efeitos de subjetivação. s/a
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: Organização escolar-20. Ed. Campinas, SP. Autores associados. Coleção Memórias da Educação. 2007
SILVA, André do et al. (Org.). Subjetividade: questões contemporâneas. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 84-91. Ano: 1997.
"Scribes", Life in Ancient Egypt, Carnegie Museum of Natural History.2009
SILVA, João Carlos da,UNIOESTE, Cascavel, PR. Revista HISTEDBR On-line. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.19, p.101 - 110, set. 2005 - ISSN: 1676-2584 101
SOUZA, Sergio Rodrigues. A Ética e Suas Implicações na Formação da Condição Humana- Mutum(MG), 2012. 90 p.
SINGER, Paul. É possível levar o desenvolvimento a comunidades pobres?. s/a
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).