PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO POR MEIO DO GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2014v11i2.1019Resumo
O desenvolvimento da tecnologia com aplicação no dia-a-dia é um fato notório e, no campo educacional, não poderia ser diferente, dessa forma podemos considerar ser impossível uma sala de aula sem o auxílio de ferramentas tecnológicas, principalmente em aulas de Matemática, isso considerando que os problemas atuais quase sempre não podem ser resolvidos apenas com o uso de lápis e papel. Neste cenário, nosso trabalho destina-se a mostrar algumas vantagens da utilização do software Geogebra em tópicos da geometria plana, bem como inserir atividades realizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos.
Referências
BARCELAR JUNIOR, José da Silva. Uso do Geogebra no Ensino da Trigonometria. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
DOUCE, Osvaldo; POMPEL, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9: Geometria Plana. 7. ed. São Paulo–SP. Atual, 1997.
HENDRES, Cláudia Assis. KAIBER, Carmen Teresa. A utilização da informática como recurso didático nas aulas de Matemática. Acta Sientiae Revista de Ciências Naturais. Vol. 7, n. 1, p. 25–38, Jan/2005.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional. V. 4, n. 12, p. 13–21, Mai/2004.
MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de Matemática. In FIORENTINI, Dário. Formação de Professores de Matemática. Campinas–SP. Mercado de Letras, 2003, cap. 7. Pag. 217–248.
PENTEADO, Miriam Godoy. Novos Atores, Novos Cenários: Discutindo a Inserção dos Computadores na Profissão do Docente. In BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo–SP, Editora UNESP, 1999, cap. 17, p. 297–313.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).