A HONRA COMO ELO ENTRE PÚBLICO, PRIVADO, CRIMINALIDADE E JUSTIÇA NA AMÉRICA PORTUGUESA DOS SÉCULOS XVIII E XIX
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2014v10i1.1026Resumo
O presente trabalho tratará sobre as noções de público e privado existentes na América Portuguesa dos séculos XVIII e XIX, relacionando-as com a importância da honra para o homem do período em questão e mostrando, ainda, a honra como elo entre a intimidade, criminalidade e justiça no Brasil daqueles tempos.
Referências
ALGRANTI, Leila Mezan. “Famílias e vida doméstica”. In: SOUZA, Laura de Mello e (org.). História da Vida Privada no Brasil. Cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Cia das Letras, 1997, p.83-154.
DUBY, Georges. Ano 1000 ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Comentários de Napoleão Bonaparte e Rainha Cristina da Suécia. São Paulo: Jardim dos Livros, 2007.
NOVAIS, Fernando. “Condições da Privacidade na Colônia”. In: SOUZA, Laura de Mello e (org.). História da Vida Privada no Brasil. Cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Cia das Letras, 1997, p.13-39.
SILVA, Edna Mara Ferreira da. “O crime entre a prática e a norma: os usos da justiça em Minas Gerais colonial”. Anais do Seminário Internacional Justiça, Administração e Luta Social. UFOP, 2010.
SILVEIRA, Marco Antônio. “Justiça e Criminalidade”. In.: O Universo do Indistinto. Estado e Sociedade nas Minas setecentistas (1735-1808). São Paulo: Hucitec, 1997, p. 143-168.
SOUZA, Alan N. de. Crime e Castigo: a criminalidade em Mariana na primeira metade do século XIX. UFJF, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).