A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUEBRA-CABEÇA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • Fabiana da Penha Rhodes
  • Carlos Vinícius de Azevedo Pereira
  • Lidiane Hott de Fúcio Borges

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2014v10i1.1031

Resumo

Neste artigo, é possível visualizar as dificuldades tanto no ensino quanto na aprendizagem da disciplina de geometria na vida escolar dos alunos. Procura-se também demonstrar que a aprendizagem dos alunos pode variar de acordo com o ambiente escolar e com os métodos de ensino utilizados pelo professor em sala de aula. Portanto, o apontamento dessas dificuldades encontradas tanto pelo educador, quanto pelo educando, no quesito ensino e aprendizagem da geometria, serve para apontar e buscar as melhores formas de se transmitir e captar os conteúdos dessa tão importante matéria. Para a coleta de dados foram utilizadas dados documentais, entrevistas, observação direta e a aplicação de questionários aos alunos e professores. Posteriormente, foi possível observar que os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para se possibilitar uma aprendizagem significativa dos alunos, no entanto, utilizando-se o jogo de quebra-cabeça, notou-se que essa metodologia é viável com relação ao ensino.

Referências

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologias Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos de TCC de Pós -Graduação Latu Sensu. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FAZZA, Ana Karina. O Ensino da Geometria Nas Séries Iniciais: Retratos de Uma Sala de Aula. 2008.

FILLOS, Leoni Malinoski. O Ensino da Geometria: Depoimentos de Professores que Fizeram História. 2011.

JÚNIOR, Gilberto Chieus. Etnomatemática: reflexões sobre a prática docente. RIBEIRO, José Pedro Machado; DOMITE, Maria do Carmo Santos; FERREIRA, Rogério (orgs). Etnomatemática: papel, valor e significado. Porto Alegre: RS:Zouk, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINS, Leocádia Figueredo. Motivando o Ensino da Geometria. 2008.

PUPIO, Shirlene Aparecida Sonni; CARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de. A Aprendizagem de Geometria por meio de Jogos Matemáticos. 2011.

SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no Ensino da Matemática. 2004.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Artigos