OPERAÇÃO FRONTEIRA: UM RECORTE NA HISTÓRIA DO CINQUENTENÁRIO 11º BPM – MANHUAÇU - MG
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2014v10i1.1032Resumo
O presente artigo analisa o desenvolvimento da “Operação Fronteira” na PMMG (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais), num recorte histórico da evolução daquela Unidade Operacional – 11 BPM, demonstrando uma visão sobre a sua implementação, resultados e a sua inserção no contexto da criminalidade e a sua repressão na década de noventa. A Unidade Operacional da PMMG vivia um momento de grandes realizações, por força de um esforço de comando voltado para resultados com qualidade, denominado “Padrão 11 de Qualidade”, quando todos os esforços eram voltados para a busca constante da redução dos indicadores de violência, além de buscar entronizá-la no rol das melhores unidades de polícia do estado.Referências
ALMEIDA, Klinger Sobreira de. Mensagens Profissionais. Belo Horizonte, Imprensa Oficial, 1987.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidad Líquida. Buenos Aires, Fundo de Cultura Econômica, 2007.
BRAVO, Otávio. Repensando Loïc Wacquant: do estado social ao estado penal – o nazismo está de volta? São Paulo, Revista Direito, Estado e Sociedade n.36 p. 124 a 157 jan/jun 2010;
CAVALCANTE NETO, Miguel Libório. Curso Nacional de Segurança Comunitária. Brasília, SNSP, 2001
DIAS NETO, Theodomiro Dias. Policiamento Comunitário e Controle sobre a Polícia: a experiência norte-americana. São Paulo, IBCCRIM, 2000.
ESPÍRITO SANTO, Lucio Emílio do; MEIRELES, Amauri. Entendendo a nossa insegurança. Belo Horizonte, Instituto Brasileiro de Policiologia, 2005.
_____________. Teoria das Realidades Culturais Diferentes. Belo Horizonte, Imprensa Oficial, 1988.
GIULIANI, Rudolph W. Leadership. New Yorque, Miramax Books, 2002.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Balenced Scorecard: A estratégia em Ação. São Paulo, Campus, 2000.
KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo, Atlas, 2000.
PORTAL POWER (NOTÍCIAS). A Polícia era proibida de subir nos morros do Rio. Acesso em 03/07/2013 - http://www.portalpower.com.br/noticias/policia-proibida-subir-morros-rio;
PRAHALAD, C. K.; HAMEL, Gary. A Competência Essencial da Corporação. In, MONTTGOMERY, Cyntia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: A Busca da Vantagem Competitiva. São Paulo, Elsevier, 1998.
SKOLNICH, Jerome H.; BAYLEY, David H. Policiamento Comunitário. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
ROBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
STADLER, Humberto. Estratégias para a Qualidade: O Momento Humano e o Momento Tecnológico. Curitiba, Juruá, 2005.
TZU, Sun. A Arte da Guerra. São Paulo, Editora Record, 1999;
VIANA, Nildo. Violência, Estado Penal e Criminalidade. Madrid, La Insígnia, 2006.
___________. Heróis e Super-Heróis no Mundo dos Quadrinhos. Rio de Janeiro, Achiamé, 2005.
WACQUANT, Loïc. As prisões da Miséria. São Paulo, Publicação Livre, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).