PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM JUAZEIRO DO NORTE (CE)
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2006v2i1.1037Resumo
Este estudo tem como objetivo traçar o perfil da pequena e média empresa do ramo calçadista em Juazeiro do Norte (CE) no ano de 2002. Rezalizado através de pesquisa bibliográfica e de campo, cujo tamanho das empresas foi estabelecido pelo critério Sebrae e as informações cadastrais junto ao Sindidústria. Sendo, acess´-ivel uma amostragem a 75% das médias e 50% das pequenas. Dos principais resultados, tem-se que, apenas, as médias concentram vendas nas regiões Sul/Sudeste e só uma exporta. Em relação à mão-de-obra, 75% dos gerentes têm ensino médio e apenas 25% com nível superior, nenhumas das entrevistadas dispõem de ISO (padrão internacional de qualidade). Dos problemas citados, encontra-se, a acrência de tecnologia. Já as estratégias apontadas foram: atendimento das necessidades dos clientes e garantia de prazos de entrega. Conclui-se que, as referidas empresas apresentaram defasagens tecnológicas e somente as médias apresentaram uma melhor estrutura organizacional e produtiva.Referências
ALMEIDA, E. L. F. de; LOSEKANN, L. Estratégias de propaganda e marketing. In: KUPFER, D.; HASENCLEVER, L.(orgs.) Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de janeiro: Campus, 2002. Cap. 19.
AZEVEDO, P. F. de. Competitividade da Cadeia de Couro e Calçados. Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Secretaria do Desenvolvimento da Produção, (Relatório para o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Couro e Calçados), 2000. COSTA, A. B. da. Organização industrial e competitividade da indústria de calçados brasileira. Revista Análise Económica, local, n.36, 2001.
COUTINHO, L. G. e FERRAZ, J. C. (Coords) Estudo da competitividade da indústria
brasileira. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994.
DINIZ, C. C.; BASQUES, M. F. D. A industrialização nordestina recente e suas
perspectivas. Fortaleza: BNB, 2004.
Disponível em: www.abicalcados.com.br (Acesso em: 29/11/2005)
Disponível em: www.ibge.com.br (acesso em 29/11/2005)
Disponível em: www.sfiec.org.br/cin (acesso em (29/11/2005)
FERRAZ, J. et al Made in Brasil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
HAGUENAUER, L. Competitividade: conceitos e medidas uma resenha da bibliografia recente com ênfase no caso brasileiro. Texto para discussão n.211. Rio de Janeiro: IEI/UFRJ , 1989.
KUPFER, D. Padrões de concorrência e competitividade. Rio de Janeiro: EE1/UFRJ, 1993. NAKAMURA, Y. Os místicos caminhos de Juazeiro do Norte. Revista Turismo, out, 2003. Disponível em: http://revistaturismo.cidadeintemet.com.br/passeios/iuazeiro.htm. Acesso em: 31.10.2003.
ROTHMAN, F. D. O estudo de caso como método científico de pesquisa. In: I Simpósio de Economia Familiar: uma olhada sobre a família nos anos 90. Viçosa-MG. Anais....Viçosa: UFV, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).