GESTÃO DO PÚBLICO INTERNO EM DUAS EMPRESAS FILIADAS AO INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: VISÃO DOS TRABALHADORES, DOS GESTORES DE PESSOAS E DOS SINDICALISTAS

Autores/as

  • Helena Maria Queiroz Coelho

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2006v2i1.1041

Resumen

Trata este trabalho de analisar a gestão do público interno em duas empresas filiadas ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, verificando a percepção dos trabalhadores, dos gestores de pessoas e dos sindicalistas. Foram realizadas entrevistas com gerentes das áreas de Recursos Humanos das empresas e com os representantes dos respectivos sindicatos. Além disso, foram aplicados questionários fechados a trezentos e dezesseis funcionários, o que correspondeu a 20% do quadro funcional destas empresas. Os questionários foram construídos a partir dos indicadores do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, no que diz respeito ao público interno, e os dados fornecidos sofreram processamento estatístico. Os resultados permitem apontar que a gestão de pessoas nas empresas pesquisadas é marcada por uma correlação positiva com a responsabilidade social, a partir dos critérios definidos pelo Instituto Ethos para o relacionamento com o público interno. A pesquisa indicou ainda que, se a visão dos trabalhadores, dos gestores de pessoas e dos sindicalistas é marcada pela relevância dos aspectos convergentes, falta caminhar muito ainda quanto à gestão participativa, quanto à política de desenvolvimento de carreira e quanto à política de demissões.

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Publicado

2019-04-15

Número

Sección

Artigos