LIDERANÇA E PODER
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2005v1i1.1047Resumo
Objetiva-se retratar neste artigo relações de liderança e de poder. São muitos os desafios das organizações neste começo de século XXI. As mudanças constantes dos cenários em conseqüência da evolução dos mercados relacionadas à Globalização, à formação de Blocos Econômicos, às implicações do avanço tecnológico, à responsabilidade social das empresas, entre outros temas atuais, exigem das organizações que estejam preparadas, mais do que nunca, para adaptações, solução de problemas e superação de desafios. O líder tem papel fundamental nesse contexto, pois é o ponto de partida para a obtenção de resultados favoráveis. Para tanto, deve estar preparado e consciente de sua responsabilidade em preparar também sua equipe, direcionando-a para o sucesso. Compreender os estilos de liderança e as bases do poder nas organizações, exercendo-os profissionalmente e eticamente, com o objetivo fundamental de crescimento das pessoas e das organizações, é fator preponderante para o sucesso.
Referências
ARGYRIS, Chris. Personality and organization. Nova York: Harper & Row, 1957;
ARGYRIS, Chris. Interpersonal competente and organizational effectiveness. Homewood, 1L: Irwin Dorsey Press, 1962;
BOLDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
BULLARA, C. F. C. "A evolução do conceito de liderança." Informativo Institucional. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2004a.
BULLARA, C. F. C. "A liderança: um atributo ao alcance da mão." Informativo Institucional. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2004b.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).