AGRICULTURA DE PRECISÃO: CONCEITOS E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2009v3i1.1049Resumo
Com a globalização, o uso de tecnologia para auxiliar os processos da empresa se tornou indispensável para a sobrevivência dos negócios em qualquer área. Na agricultura não podia ser diferente. A adoção de novas tecnologias é uma estratégia para melhorar o processo produtivo das culturas e auxiliar na administração da propriedade, bem como nas tomadas de decisões. A agricultura de precisão surge nesse cenário como a tecnologia capaz de identificar e manejar a variabilidade existente na propriedade, reduzindo os custos de produção e preservando o meio ambiente.
Referências
EMBRAPA. Vantagens da Agricultura de Precisão. Disponível em: . Data de Acesso: 11/08/2005.
MANTOVANI, E. C. Agricultura de Precisão e sua organização no Brasil. In:
BORÉM, Aluízio (et al ). Agricultura de Precisão. Viçosa: UFV, 2000, páginas 77 - 108.
PINTO, F A Uso de Técnicas de Agricultura de Precisão para a Cafeicultura de Montanha. In: ZAMBOLIM, Laércio Efeitos da Irrigação sobre a Qualidade e
Produtividade do Café. Viçosa: UFV, 2004, páginas 77 - 108.
QUEIROZ, D. A. (et al ). Agricultura de precisão na produção de grãos. In:
BORÉM, Aluízio (et al.). Agricultura de Precisão. Viçosa: UFV, 2000, páginas 1 - 42.
QUEIROZ, D. M. (et. al). Relatório Final do Projeto de Pesquisa CAG-698/02 Desenvolvimento de Técnicas de Agricultura de Precisão para a Cafeicultura de Montanha. Viçosa; UFV, 2005.
RIBEIRO, C A (et ai.). Sistemas de informações Geográficas. In: BORÉM, Aluízio (et al.). Agricultura de Precisão. Viçosa: UFV, 2000, páginas 381 -407.
ZIMBACK, C. R. Geoestatística. Disponível em: <ftp://ftp.ufv.br/dea
/Disciplinas/Chico/Enq531/Apostila de_ Geoestatística. pdf >. Data de acesso: 19/09/2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).