O CONHECIMENTO COMO FATOR ESTRATÉGICO DE COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2009v3i1.1050Resumo
Uma característica marcante deste milénio são as intensas mudanças. Para que as organizações consigam se adaptar a esse contexto de inovação e maior competitividade, elas devem favorecer o aprendizado, tornando-o um processo contínuo e interativo com seus colaboradores. As ferramentas utilizadas neste processo de aprendizagem advêm da área de Recursos Humanos (RH), que, nessa era de informação e conhecimento, se torna parceiro estratégico das organizações. A gestão do conhecimento vem se tornando um dos principais instrumentos de alavancagem competitiva. A capacidade de raciocínio, iniciativa e criatividade dos colaboradores agregam valor às informações e causam impacto sobre o resultado obtido pelas organizações. Buscando conseguir a eficiência e a eficácia e se posicionar à frente no mercado, as modernas organizações devem favorecer o aprendizado, o acúmulo contínuo de conhecimentos e o desenvolvimento de seu capital intelectual. Assim, a gestão de pessoas proporciona e estimula o conhecimento como vantagem necessária para a organização acentuar sua posição no mercado.
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