ESTUDO DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA INCUBADORA DE EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2009v3i1.1053Resumo
O movimento brasileiro de incubadoras expandiu-se a partir da década de 90, firmando-se em anos recentes. Entendidas como arranjos interinstitucionais, as incubadoras empresariais são ambientes em que se articulam redes de empresas e de inovação, constituindo-se como processo logístico pró-inovação, mantido por fluxos de informações que fomentam a geração de inovações nas incubadas, as quais retroalimentam o sistema. Diante do volume de recursos investidos, principalmente públicos, destaca-se a necessidade de instrumentos capazes de avaliar o desempenho dessas organizações, não sô em termos operacionais e socioeconômicos, mas deve se também mensurar a performance das incubadoras enquanto instrumentos difusores e catalisadores do binómio informação-inovação. Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de implantação e início de operacionalízação da INAGRO - Incubadora do Agronegócio em Jaborandi-SP, inaugurada dia 16 de abril de 2004 Estudar a viabilidade para implantação e operacionalízação de uma incubadora de empresas do setor do agronegócio, como forma de alavancar a economia da região de Manhuaçu, Minas Gerais.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A J.;GEWANDSZNAJDER, F. O Método das ciências naturais
e sociais: pesquisa qualitativa e quantitativa. São Paulo: Thomson, 1999.
ANPROTEC - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas. Panorama 99: as incubadoras de empresas no Brasil. Brasília: Anprotec. 1998. 35p.
CARVALHO, Jailton. Lei de inovação incentivará tecnologia. Jornal SBPC, 12/07/2001. Disponível em: <http://www.anpei.org.br/clip.asp?pub=47>. Acesso em: 25 julho 2006.
Planejando incubadora de empresas: como desenvolver um plano
de negócios para incubadoras. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
FILION, Louis Jacques, Empreendedorismo: empreendedores e proprietários gerentes de pequenos negócios, Revista de Administração, São Paulo v.34, n.2, p.05-28, abril/junho de 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).