DIAGNÓSTICO DA QVT NO CONTEXTO DE TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DA CALPEN PEÇAS AUTOMOTIVAS LTDA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2011v4i1.1055Resumo
O tema Qualidade de Vida no Trabalho torna-se, no âmbito organizacional, uma variável de suma importância, tendo em vista a necessidade de atender aquilo que traz ao funcionário um nível de satisfação que culmine em processos organizacionais cada vez mais produtivo, haja vista a necessidade de se verificar comprometimento e a satisfação do trabalhador. Dentro desse paradigma, resolveu-se realizar um estudo para diagnosticar o nível de QVT na empresa Calpen Peças Automotivas Ltda. Diante das literaturas pertinentes ao tema, optou-se por usar o modelo de Walton (1973), como aporte teórico, devido a sua amplitude que abrange desde questões legislativas, que busca a proteção ao trabalhador, até as aspirações humanas, que está fundamentada em valores humanísticos e no âmbito da responsabilidade social da organização. Para tanto, fez-se uso da aplicação de um questionário na empresa matriz e em sua filial que, depois de mensurado, encontrou-se um nível de QVT dentro de padrões normais para ambas as empresas. Pode-se constatar que as empresas estão cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, onde o capital intelectual é valorizado como um dos ativos mais importantes e ações implantadas, neste sentido, causarão o bem estar e satisfação dos empregados promovendo um aumento na Qualidade de Vida do trabalho.
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BERTUCCI, J. L. de O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de colusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação LatoSensu. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
OLIVEIRA, R. C. M. A configuração da QVT no contexto de trabalhodos detetives da polícia civil metropolitana de Belo Horizonte. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) — Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, Departamento de Ciências Administrativas, Faculdade de Ciências Econõmicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1997.
WALTON, R.E. Quality ,of working life. What it is? In: Sloan Management Review: 15, n.1, p. 11-21, 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).