CULTURA E RESISTÊNCIA POLÍTICA NA NOVA CANÇÓ
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2011v4i1.1059Resumo
Este artigo analisa a cultura e a resistência política na Nova Cançó. Durante as décadas de 1960 e 1970, em vários países, em cada um dos cinco continentes, em quase todos os países, sob os mais variados sistemas políticos, o mundo conheceu uma espécie de sentimento comum de rebeldia entre os jovens. Ao lado das guerras, as manchetes dos jornais falavam da odisséia de 519 milhões de inconformados. Contestando e contestados, uma onda de contestação tomou uma parte significativa da juventude, que lutou com todas as armas para destruir o “velho” e impor o “novo”, mesmo que nem sempre estivesse muito claro o significado dessas duas palavras. Foram anos de luta e recusa, pacífica ou violenta.
Downloads
Publicado
2019-04-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).