MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2011v4i1.1063Resumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre a motivação humana no ambiente de trabalho, uma vez que é de vital importância não só para a administração empresarial, bem como para todos os profissionais, tendo em vista que o "mundo do trabalho" tem passado por diversas transformações, e os trabalhadores devem estar preparados. O objetivo desse trabalho é fazer um paralelo entre teorias e "mundo real", mostrando o quanto a motivação pode ser influenciada internamente ou externamente e qual a opinião das pessoas em relação ao seu trabalho, usando como ferramentas as Teorias Motivacionais apresentadas por Maslow, Herzberg, Vroom e Lawler, na busca de obter melhores resultados.
Referências
ARAUJO, Luis César G. de. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4'. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BOWDITCH, James L.; BUONO. Antony. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Tomson, 2002.
CHIAVENATO, 1. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2002.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9.ed.Rio de Janeiro:Elsevier,2009.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).