CONSIDERAÇÕES SOBRE DIREITO, LIBERDADE E ESTADO EM KANT, TOCQUEVILLE E STUART MILL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2012v6i1.1068Resumo
O presente artigo se dedica a desenvolver uma síntese do pensamento político-filosófico de Immanuel Kant, e, ainda, fazer uma certa aproximação com os ideais de Aléxis de Tocqueville e John Stuart-Mill, de acordo com assuntos específicos. Kant, filósofo alemão do século XVIII, desenvolveu seu pensamento baseado, fundamentalmente, na razão e na concepção de liberdade que ela lega ao homem. A natureza tem importante função na elevação do indivíduo; e o Estado, na visão kantiana, exerce e sofre ação dos homens entendidos enquanto sociedade. As noções de liberdade, Estado, direito e mesmo a idéia de cidadão (indivíduo) têm semelhanças e distanciamentos que se tornam evidentes quando comparados aos pensamentos desses três legítimos “analistas” das situações e das instituições de seu tempo. Houve uma certa dificuldade para chegar a tais considerações, pois a contradição é marca presente – internamente – nesses pensadores, embora Tocqueville chegue a ser, dentre todos, o mais claro nas suas definições, embora seja bastante pessimista quanto à sua análise.Referências
ARON, Raimmond. Estudos políticos. Brasília: Editora da Universidade de Brasília 1985.
BERLIN, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1979.
BOBBIO, Norberto. Direito e Estado no pensamento de Emmanuel Kant. São Paulo: Mandarim, 2000.
HOBBES, Thomas. Leviatã São Paulo. Abril Cultural, 1988.
KANT, Emmanuel. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? In: Textos Seletos. Petrópolis: Editora Vozes, 1974.
KANT, Emmanuel. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
ROUSSEAU, J. J. O Contrato social. São Paulo: Martin Claret, 2001.
STUART-MILL, J. Sobre a liberdade. Petrópolis: Vozes, 1991.
TOCQUEVILLE, Aléxis de. Democracia na América. São Paulo: Editora Nacional, 1969.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Ed. daUnB, 1999 (vol. 2).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).