APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL

Autores

  • Amanda Dutra Hot

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2012v6i1.1069

Resumo

A educação de imigrantes no Brasil, especificamente no final do século XIX e início do século XX, passou por um processo de transformação ligado à política brasileira e à conjuntura da situação internacional.
Se num primeiro momento, a chegada dos imigrantes fez surgirem escolas situadas em suas vilas, onde a educação priorizava a manutenção de suas tradições européias; podemos observar, posteriormente, uma reconfiguração dessa atividade frente às transformações que as épocas exigiam.
Neste sentido, buscaremos apresentar como se iniciou o processo de educação de imigrantes no Brasil, através das medidas governamentais e de ações oriundas a partir das próprias comunidades estrangeiras. Torna-se interessante ressaltarmos as deficiências e as dificuldades inerentes a essa ação historicamente construída a partir do Brasil monárquico.

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Publicado

2019-05-02

Edição

Seção

Artigos