FUSÕES E AQUISIÇÕES: EFEITOS QUE PODEM SER TRAZIDOS POR ESSA METODOLOGIA ESTRATÉGICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2012v6i1.1079Resumo
Uma das poucas certezas que existe nos dias atuais é que as mudanças têm se apresentado de modo constate e cada vez mais acirrado no meio organizacional. A nova economia mundial globalizada gera efeitos sobre as empresas e, portanto, sobre o planejamento das mesmas. Essas empresas têm buscado novas metodologias para se manterem vivas e atuantes, alguma têm passado por processos de fusão ou aquisição nessa busca pela sobrevivência. Alguns questionamentos são levantados sobre a influência dos ambientes organizacionais, tanto interno quanto externos, na administração estratégica mercadológica. A globalização, de certa forma, tem contribuído para o processo de fusões e aquisições (F&A) dentro do Brasil e ainda trabalhado o marketing internacional como estratégia de crescimento e sobrevivência das empresas. Desta forma pretende-se verificar as características dessa nova realidade apontando os aspectos motivadores e os entraves deste processo de F&A.Referências
AVELAR, A. F.; ARAUJO, A. R. Transferência de Conhecimento e Criação de Valor em Fusões e Aquisições (F&A) Internacionais. Estudo do caso AKWAN-GOOGLE. XXXIII Encontro da ANPAD, São Paulo, set. 2009.
BARROS, B. T.; RIBEIRO, A. H. P. Parcerias e Alianças Estratégicas. In: BARROS, B. T. Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo: Atlas, 2001. Cap. 4, p. 89-102.
BETHLEM, A. S. Estratégia empresarial: conceitos processo e administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1998.
BUSNELLO, D.; STORTI, A. T. Estratégias de alianças utilizadas pelas empresas do norte do estado do Rio Grande do Sul. Perspectiva, Erechim. v.34, n.126, jun./2010, p. 47-54.
CAIXETA, R. P. O processo de Fusão e Aquisição (F&A): um estudo de caso em uma Micro e Pequena Empresa (MPE). VI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, Santa Catarina, maio 2010.
FERRELL. O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing. São Paulo: Cengage Leraning, 2005.
GRACIOSO, F. Marketing Estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HÉAU, D. Mania de Fusões. In: BARROS, B. T. Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo: Atlas, 2001. Cap. 2, p. 53-65.
KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
LACOMBE, F. J. M. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, 2009.
ROSSETTI, J. P. Fusões e Aquisições no Brasil: as razões e os impactos. In: BARROS, B. T. Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo: Atlas, 2001. Cap. 3, p. 67-87.
SAYÃO, A. C. M.; TANURE, B.; DUARTE, R. G. Mudanças na Cultura Pós-Aquisição: o Caso da Empresa Alfa. 30° Encontro da Anpad, Bahia, set. 2006.
TANURE, B.; CANÇADO, V. L. Fusões e quisições: aprendendo com a experiência brasileira. RAE, Rio de Janeiro: FGV, v. 45, n.2, abr./jun.2005, p. 10-22.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).