AS ALTERNATIVAS PENAIS EM ESPAÇOS SÓCIO-CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2012v6i1.1080Resumo
Analisa a aplicação das alternativas penais em espaços sócio-culturais. A referência da análise é o “Projeto Sócio-cultural do Serviço Social e Psicológico da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Grande Vitória – SSP/VEPEMA”, com destaque para a oficina de fotografia, enfatizando a importância da revisão da finalidade da pena e da ressocialização do condenado, à luz das bases conceituais e legais da "Política Criminal Alternativa".Referências
ABREU, M.M. Serviço social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2002.
CARDOSO, F. H. Mensagem n.º 1.447, de 25 de novembro de 1998. Mensagem da Presidência da República enviada ao Senado Federal. Disponível em: <http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1998/9714.htm >. Acesso em: 20 mar. 2008.
COLMÁN, S. A. Contribuição do serviço social para a aplicação de penas alternativas. Serviço Social em Revista,v. 4, n. 1, 2001. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.ssrevista.uel. br/n1v4.pdf" http://www.ssrevista.uel. br/n1v4.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2008.
D´URSO, L. F. B. Proposta de uma nova política criminal e penitenciária no Brasil. Disponível em: http://www.cjf.gov.br/revista/numero6/artigo16.htm"http://www.cjf.gov.br/revista/numero6/artigo16.htm>. Acesso em: 25 mar. 2007.
DELMAS-MARTY, M. Modèles et mouvements de politique criminelle. Paris: Economica, 1983.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Lei Estadual n.º 5.124, de 6 de dezembro de 1995. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, Vitória, 6 dez. 1995.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Tribunal de Justiça. Resoluções. Disponível em: http://www.tj.es.gov.br"www.tj.es.gov.br>. Acesso em: 18 mar. 2007.
SIMIONATO, I. Serviço social e processo de trabalho. Florianópolis: Curso de Formação Profissional: Um projeto de Atualização. Conselho Regional de Serviço Social 12ª Região, 1998.
UNITED NATIONS. General Assembly. A/RES/45/110. Disponível em: <http://www.un. org/documents/ga/res/45/a45r110.htm>. Acesso em: 20 mar. 2008.
VITÓRIA (Espírito Santo). Poder judiciário do Estado do Espírito Santo. Vara de Execuções Penal. Manual CEPAES: Central de Penas e Medidas Alternativas. Vitória, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).