EDUCAÇAO E DESIGUALDADES REGIONAIS: OS IMPACTOS DO FUNDEB NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2011v5i2.1108Resumo
O objetivo do estudo é mostrar os impactos do Fundeb no financiamento da educação básica pública brasileira no período de 2005 a 2009, tendo por comparação o crescimento do Ideb nas regiões brasileiras. Para avaliar os impactos do Fundeb e os resultados alcançados, esta pesquisa analisa - novo padrão de financiamento da educação básica introduzido pelo fundo, buscando verificar se o fundo estabelece uma política nacional de correção das desigualdades regionais e analisar a trajetória dos recursos disponíveis do valor aluno/ano aplicado nas regiões brasileiras podendo concluir se Fundeb representa um importante avanço para o equilíbrio federativo no financiamento da educação básica, ampliando a discussão entre a politica social, educacional e económica no Brasil através da avaliação da introdução do FundebReferências
ABRAHÃO, J. Financiamento e Gasto Público da Educação Básica no Brasil e Comparações com Alguns Países da OCDE e América Latina. Campinas. São Paulo. Revista Educação & Sociedade. Vol. 26. n° 92. 2005.
ANDRADE, C. Y. Universalização e equidade: análise da evolução do acesso à educação básica no Brasil de 1995 a 2005. São Paulo, 2007. Disponível em:
http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro20 08/.../ABEP2008 1812.pdf.> Acesso em:14 de julho de 2009.
BRASIL. Constituição de 1988. Câmara dos Deputados. Brasilia, DF, 1995.
. Lei 9.424, de 24/12/96. Dispõe
sobre o Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério e das outras providências. Brasília, DF, 1996. Disponível em:< http://www.planalto.ciov.br/ccivii 03/Leis/L942 4.htm>. Acesso em: 14 de Junho de 2009.
. Lei 9.394, de 20/12/96. Estabelece
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: DOU. 23/12/96.
. Lei 11.494, de 20/06/2007.
Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Brasília, DF. 2007.
Ministério da Educação.
Educacenso. Brasília. DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). 2007.
. Ministério da Educação. Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (1NEP/MEC), 2007.
. Ministério da Educação. Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anisio Teixeira (INEP/MEC), 2008.
. Ministério da Educação. O Plano
de Desenvolvimento da Educação (PDE). Brasília, DF: instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anisio Teixeira (INEP/MEC), 2007.
Ministério da Educação. FUNDEB
(Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Brasília: MEC, março de 2008.
. Ministério da Educação. FUNDEF
(Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Brasília: MEC, 2006.
. Ministério da Educação. Manual de
Orientação do FUNDES. Brasília: MEC. 2007.
Frinhani (2011).
. Ministério da Educação. Manual de
Orientação do FUNDEF. Brasília: MEC, 1998.
. Ministério da Educação. Matricula
determina o valor do gasto aluno/ano. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2000. Disponível em:. Acesso em Setembro 2008.
Ministério da Educação.
Problematização do conceito de qualidade presente na pesquisa custo-aluno-ano em escolas de Educação Básica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anisio Teixeira, (INEP) 2007. Disponível em:. Acesso em Setembro 2008.
CASTRO. J. Gasto social e política macroeconômica: trajetórias e tensões no período 1995 a 2005. Brasília, DF: IPEA, 2007. (Texto para discussão, s/n). Disponível em:. Acesso em Dezembro de 2008.
CASTRO. J.: FERNANDES, M. A. Sistema de Informações sobre os gastos públicos da área de educação. Brasília, DF: IPEA, 1999. (Texto para discussão n. 674). Disponível em:
www. ipea.gov.br/pub/td/td_ 99/td_674.pdf>.
Acesso em Dezembro de 2008.
EDUCATION AT A GLANCE: OECD INDICATORS - 2007 EDITION - ISBN-92-64- 011900. Panorama da Educação nos países da OCDE - 2007. Sumário em Português. Paris, França: 2007. Disponível em: <http://www.oecd.org/bookshop>. Acesso em: Novembro de 2008.
FERNANDES. R. índice De
Desenvolvimento Da Educação Básica (Ideb). Brasília, DF: Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). 2007. Disponível em:<http://www.inep.gov.br/imprensa/.../new s07 17.htm>. Acesso em: Setembro de 2008.
índice De
Desenvolvimento Da Educação Básica
(Ideb. Metas Intermediárias para a sua Trajetória no Brasil, Estados, Municípios e Escolas. Brasília, DF: Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP/MEC). 2007. Disponível em:<http://www.inep.gov.br/download/Ideb/Ar tigo -projecoes.pdf. Acesso em: Setembro de 2008.
FUNDEB. Cartilha. Tribunal de contas da União do Estado de Pernambuco. Coordenadoria de controle externo. Assessoria Técnica. Recife, PE: 2007. Disponível em: www.tce.pe.qov.brándex.php?option=corn do cman&task=doc view&gid=570&Itemid=291. Acesso em Agosto de 2008.
. Manual de Orientações.
Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição do Salário-Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação (MEC), 2008. Acesso em:. Acesso em Agosto de 2008.
FUNDEF. Manual de Orientações.
Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundef e de Acompanhamento e Distribuição do Salário-Educação. Ministério da Educação (MEC), 1998. Acesso em:. Acesso em Agosto de 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em:
<http://www.ibqe.gov.br/.../pnad2008>.
Acesso em Dezembro de 2008.
JUNIOR. José Ribeiro da Silva. O
Financiamento público da educação. São
Paulo. Disponível em:
<http://www.artigonal.com>. Acesso em
Setembro 2009.
MENDES, Marcos José. A Eficácia da Vinculação de Recursos no Federalismo Brasileiro: O Caso do FUNDEF. Brasília: ESAF, 2002. 70 p. Monografia premiada em 10 lugar no VII Prêmio Tesouro Nacional -2002, Tópicos Especiais de Finanças Públicas.
Frinhani (2011).
ORGANISATION ECONOMIC CO-
OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). Education at a glance: OCDE indicators: OCDE, 2007. Paris. França: 2007. Disponível em: http://www.oecd.orq. Acesso em: Agosto. 2008.
VAZQUEZ. D. A. Desequilíbrios Regionais no Financiamento da Educação. São Paulo: Revista de Sociologia e Política (IPEA). N° 24, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).